sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
LUTO

Uma das mais antigas quilombolas de Búzios, Dona Uia morre aos 78 anos

Integrantes da comunidade e familiares afirmam que causa foi Covid-19; mas Prefeitura ainda não confirma

10 junho 2020 - 21h16Por Redação

Armação dos Búzios está de luto. Uma das mais antigas quilombolas do bairro da Rasa, Dona Uia morreu nesta quarta-feira (10), aos 78 anos. Nascida Carivaldina Oliveira da Costa, Uia era considerada uma grande liderança da comunidade, marcada pela transmissão oral de ensinamentos da cultura negra local. Em 2015, a Folha entrevistou Dona Uia para uma reportagem especial do Caderno Búzios.

Familiares e integrantes da Comunidade Quilombola da Rasa afirmam que a idosa morreu de Covid-19, mas a Prefeitura de Búzios, que decretou luto de três dias pela morte de Dona Uia, não confirmou o diagnóstico da doença.

Além da idade avançada, Dona Uia sofria de diabetes e hipertensão. Segundo informações do Portal Prensa de Babel, a líder quilombola passou mal e foi inicialmente medicada para a diabetes no posto de saúde que leva o nome da mãe dela, a centenária Dona Eva. Ao voltar para casa, como teve febre e dificuldade respiratória, foi internada já em estado grave no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, na madrugada desta quarta-feira. Familiares de Dona Uia, inclusive Dona Eva, foram testados para Covid-19, mas ainda não saíram os resultados.

Na nota em que afirma que Dona Uia morreu em função do novo coronavírus, a Comunidade Quilombola da Rasa destacou a importância dela para o município de Búzios e para toda a região.

“Mulher forte, guerreira, resistente, ela parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, perseverança, ética e humanidade. As pessoas são insubstituíveis em sua existência, e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais pobre. Sem ela, o mundo perde um pouco do seu brilho, alegria e cor. Nos restará guardar na memória seu sorriso negro e o som de sua marcante risada”, diz trecho da mensagem.