Assine Já
sexta, 30 de julho de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
10ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46181 Óbitos: 1868
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5463 57
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cultura

Tudo pronto para a folia na Região dos Lagos

Com bloquinhos e shows, programação das cidades já está pronta e promete agitar os foliões 

21 fevereiro 2019 - 11h02
Tudo pronto para a folia na Região dos Lagos

A pouco mais de uma semana para o início dos festejos do Carnaval, os municípios da Região dos Lagos já se preparam para receber foliões de todas as partes do Brasil. Sabendo da responsabilidade, Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia divulgaram as programações do feriado, que contemplam desde os tradicionais desfiles dos bloquinhos de rua até shows musicais em praça pública. 

Em Cabo Frio, o feriado promete ser agitado, e a programação feita Prefeitura de Cabo Frio em parceria com a Associação de Blocos Atividades e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) contará com 25 blocos de rua durante os seis dias de folia na cidade – começando no dia 1° de março e com os últimos blocos desfilando no dia 10. As atrações estarão espalhadas por quatro Estações do Carnaval (Praia do Forte, São Cristóvão, Peró e no Segundo Distrito).

A prefeitura disponibilizará palco fixo, banheiros químicos (alguns deles adaptados para deficientes físicos) e segurança da Guarda Municipal. Ficou combinado que os trios estão liberados para tocar até às 23h, enquanto nas estações o som poderá rolar até a meia-noite.

O tema da folia cabofriense será “Carnaval Para Todos”, que de acordo com o superintendente de Cultura, Felicissimo Batista, foi escolhido para  conscientizar a sociedade e governantes sobre a importância de se falar sobre a vida das pessoas com alguma deficiência.      

– Trouxemos esse olhar e abordamos esse tema para trazer a consciência para a sociedade e para os governantes sobre a necessidade de se ter mais cuidado e carinho com essas pessoas. E para representar essa inclusão, nós elegemos duas pessoas com Síndrome de Down para o posto de Rei Momo e de Rainha do Carnaval de Cabo Frio – disse.  

Com uma temática de conscientização, Cabo Frio deve receber um número grandioso de visitantes para a Festa do Momo. De acordo com a secretaria de Turismo, cerca de 700 mil pessoas devem pular o carnaval na cidade. Por conta disso, de acordo com a Associação de Hotéis de Cabo Frio, a taxa de ocupação já está em 85% e deve chegar a 95% para o período do carnaval. 

Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia também se preparam para as festividades da festa do Momo. No município cabista, com exceção do palco Sunset, na Praia Grande, o prefeito Renatinho Vianna vetou a realização de shows nas areias das praias da cidade, como aconteceu em anos anteriores. A intenção da prefeitura, segundo o secretário de Governo, Comunicação e Eventos, Ronnie Plácido, é enaltecer os bloquinhos de Carnaval e, dessa maneira, tentar resgatar a tradição do Carnaval de rua, o que segundo ele, fará com que a cidade tenha o melhor Carnaval da Região dos Lagos.  

– Estamos nos planejando para fazer o melhor carnaval da Região dos Lagos – disse.         

Além do palco Sunset, que terá música eletrônica e samba de raiz após o pôr do sol, a programação dos blocos terá início no dia 27 de fevereiro, com o bloco da Apae, e continua a partir do dia 1° até o dia 5 com 22 blocos, que desfilarão pela Praia Grande, Praia dos Anjos, Prainha e nos distritos de Monte Altos e Figueira. 

Em São Pedro, o “CarnAldeia” 2019 contará com 22 blocos de rua e shows musicais, que se estenderão durante os seis dias de festa. A cidade terá oito pontos de apoio de onde os blocos sairão para agitar os foliões. Serão eles: os bairros Baixo Grande, Boqueirão, Centro, Poço Fundo, Ponta do Ambrósio e Porto da Aldeia, além das Praias da Pitória e do Sudoeste.                         

 Além dos bloquinhos, diversas atrações musicais se apresentarão na Praça Agenor Santos, mais conhecida com Praça da Matriz. Os aldeenses e turistas poderão curtir os shows do o interprete da Acadêmicos do Grande Rio, Thiago Castelen; das bandas Me Leva Aí e Aquarela e do grupo de pagode Paixão Nacional, sucesso nos eventos do segmento na Região dos Lagos.