Fechado desde janeiro de 2017, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, deve ser reaberto ao público no início do segundo semestre. As obras de reforma, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), estão previstas para começar em breve, com conclusão estimada para agosto. Conforme a Folha antecipou em matéria publicada em janeiro, a revitalização visa transformar o espaço em um polo de formação e apresentações artísticas e culturais, valorizando os fazedores de cultura cabo-frienses e atendendo a um antigo desejo da população.
O Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a Faetec foi assinado no último dia 21. Segundo o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o Carlão, toda a obra será custeada pelo Governo do Estado. A contrapartida para o governo municipal será a implantação de uma escola de teatro. Ele também informou que desde 2024 o prefeito cabo-friense, Serginho Azevedo, estava se articulando para firmar essa parceria caso vencesse as eleições municipais em outubro último.
Antes da assinatura do documento, a Prefeitura chegou a organizar um relatório de demandas estruturais. O trabalho foi acompanhado pelo secretário de Cultura e por uma engenheira da Secretaria de Planejamento e apresentado ao Governo do Estado. Antes mesmo da fazer o levantamento, alguns problemas já foram identificados. Segundo Carlão, a parte de iluminação não tem mais nenhuma fiação; todos os ar-condicionados estão danificados; a caixa cênica está com uma infiltração e foi condenada pelo Corpo de Bombeiros. “Até mesmo o paliativo que fizeram embaixo das arquibancadas se perdeu”, enumerou o secretário de Cultura.
– O teatro engloba diversas expressões artísticas, como música, dança e poesia. Mantê-lo fechado por sete anos foi um grande prejuízo para o movimento cultural de Cabo Frio. Mas agora estamos iniciando um novo capítulo, e em breve todos poderão acompanhar esse momento histórico - afirmou Carlão,lembrando que além da parceria para reforma do prédio, outra novidade é que toda a área do entorno do Teatro Municipal deve receber um gradil. O objetivo, segundo Carlão, é reforçar a segurança do patrimônio público.