domingo, 03 de março de 2024
domingo, 03 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos mobile
Cultura

Sophia Editora leva autores de Cabo Frio à Festa Literária de Paraty

Participação na Casa Gueto, espaço que reúne 25 editoras independentes, inclui lançamento de dois livros durante o evento

24 novembro 2023 - 11h27Por Redação
Sophia Editora leva autores de Cabo Frio à Festa Literária de Paraty

flip 2A Sophia Editora participa desde a quarta-feira (22) da Festa Literária Internacional (Flip), em Paraty, na Casa Gueto, que reúne 25 editoras independentes. A Sophia lançará duas obras durante o evento: “Rauai – o patrão do Polígono da Maconha”, de Katyuscia Brito, na sexta-feira, às 18h; e “Terra, céu e mar — poemas e linhas”, de Ivo Barreto, no sábado, às 18h. O espaço fica na Rua Benedito Telmo Coupê, nº 277 - Antiga Rua Fresca – Centro Histórico – Paraty / RJ. Além disso, na quinta, às 14h, o editor Rodrigo Cabral participou da mesa “O forta - lecimento da literatura por meio da construção de coletivos”, ao lado de Gisela Bester (Mondru); Júlia Vita (Labo - riosa); João Matias (Caos e letras); Lizane Zorg (Patuá); e da mediadora Carla Guerson (Pedregulho/Patuá).

Nesta sexta (24), às 18h, Ivo Barreto, autor publicado também pela Sophia, participa da mesa “Um grafite espiei, ins - pirou meu texto”, ao lado de Paulo Ito, Mel Duarte (Edita - cuja), José Maurício da Costa (Mondru) e da mediadora Érica Casado (Editacuja). Este ano, a Casa Gueto vai homenagear Tula Pilar, poeta, negra, mineira, mãe de duas filhas e um filho e que participava e organizava vários saraus na cidade de São Paulo. A programação vai até domingo (26), com oficinas, feira de livros, mesas, saraus, atividades infantis e apresentações teatrais. 

O catálogo da Sophia tem obras como “Revolta do cachimbo — a luta pela terra no quilombo da Caveira”; “Unidos da democracia – as escolas de samba do Rio de Janeiro e os enredos políticos da década de 1980”; e “O primeiro indígena universitário do Brasil — Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873)”. Esta última resultou em matéria de capa no jornal O Globo, com reportagem publicada em página inteira em edição dominical. A Sophia foi fundada por Rodrigo Cabral, jornalista, editor e escritor que, em novembro de 2023, recebeu a terceira colocação no Festival de Poesia de Lisboa.