Assine Já
sábado, 25 de setembro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
17ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 51256 Óbitos: 2089
Confirmados Óbitos
Araruama 12211 437
Armação dos Búzios 6305 64
Arraial do Cabo 1689 90
Cabo Frio 14244 839
Iguaba Grande 5384 138
São Pedro da Aldeia 6892 286
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cultura

Sophia Editora lança 'Pelas barbas do Babade as histórias de um lendário professor'

26 agosto 2021 - 12h02Por Redação
Sophia Editora lança 'Pelas barbas do Babade  as histórias de um lendário professor'

O nome dele é José Américo Trindade, mas, pelas bandas de Cabo Frio, todo mundo conhece mesmo como professor Babade. Em sua trajetória, apesar de aparentar certa timidez, coleciona causos surpreendentes e memoráveis, reunidos agora no livro 'Pelas barbas do Babade – as histórias de um lendário professor', de Eloisa Helena de Campos Costa. A obra acaba de ser lançada pela Sophia Editora. Exemplares podem ser adquiridos no site: https://www.sophiaeditora.com.br/pelas-barbas-do-babade-as-historias-de-um-lendario-professor

"Eu diria que Eloisa foi a única que verdadeiramente se apercebeu da alma do Zé Pequeno, do Zezi­nho, do Zé, do Zezé, enrustidos no Babade, inscritos no manual de sobrevivência de um tal José Américo", sublinha o historiador Luís Antônio Nogueira, o Totonho, no prefácio da obra.

Na percepção da escritora e diretora de teatro Silvana Lima, a obra revela hábitos e costumes de uma Cabo Frio antiga, ao contextualizar relatos de diferentes pessoas ao contexto social, histórico, político e cultural, mas passeando também por outras regiões do país e do mundo. "Eloisa Campos, pedagoga e mestre em Educação, faz sua estreia no mundo literário trazendo com sensibilidade e fluidez a his­tória de um personagem icônico da cidade de Cabo Frio sob diversos olhares e perspectivas", assinala Silvana.

"Eloisa Campos traz uma narrativa coerente e poética, na qual sua voz é assumidamente presente, sem perder o cuidado de “contadora” com descrições pormenorizadas e imagéticas. São histórias de generosidade, de lealdade, de fidelidade aos princípios com os quais o personagem comunga; de comprometimento com ideias e ideais de liberdade e justiça, dispensando o enfoque sensacionalista do menino-que-era-pobre-e-venceu. A narrativa de Eloisa Campos é, sobretudo, responsável. Extremamente fiel aos fatos; fiel à rica história que tinha em mãos. Sem arroubos linguísticos e com clareza de condução, ela nos convida a seguir viagem, sem parar no porto", analisa Silvana Lima.

Durante a pesquisa, a autora coletou depoimento de dezenas de pessoas, entre ex-alunos, colegas de profissão e amigos de Babade. A obra traz detalhes sobre a infância de Babade, conta sobre sua viagem a Moscou e a atuação em movimentos sindicais, por exemplo. Opina o historiador Alexandre Ribeiro Samis: "A his­tória do nosso José Américo Trindade, o Babade, parece ter apa­gado a linha divisória entre o sagrado e o profano, entre a casa e a rua. É possível dizer que a sua vida termina por impor o ecume­nismo ao conjunto de depoimentos, coloca-os na mesma linha e logra dissolver até os padrões morais mais rígidos. Tudo sucumbe ao exemplo de sua “lendária” trajetória. Em suma, o que aqui se apresenta, quer pelo personagem, quer pelos depoimentos, con­figura-se em fio estendido entre realização e desejo. Entre His­tória e Utopia. Aliás, no caso em tela, não podia ser diferente".

Ficha Técnica

TÍTULO  Pelas barbas do Babade – as histórias de um lendário professor

PREÇO R$ 55

TIPO brochura

FORMATO 16 X 23

PÁGINAS 280

ISBN 978-65-88609-13-2

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.