quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Sophia Editora lança 'Pelas barbas do Babade as histórias de um lendário professor'

26 agosto 2021 - 12h02Por Redação
Sophia Editora lança 'Pelas barbas do Babade  as histórias de um lendário professor'

O nome dele é José Américo Trindade, mas, pelas bandas de Cabo Frio, todo mundo conhece mesmo como professor Babade. Em sua trajetória, apesar de aparentar certa timidez, coleciona causos surpreendentes e memoráveis, reunidos agora no livro 'Pelas barbas do Babade – as histórias de um lendário professor', de Eloisa Helena de Campos Costa. A obra acaba de ser lançada pela Sophia Editora. Exemplares podem ser adquiridos no site: https://www.sophiaeditora.com.br/pelas-barbas-do-babade-as-historias-de-um-lendario-professor

"Eu diria que Eloisa foi a única que verdadeiramente se apercebeu da alma do Zé Pequeno, do Zezi­nho, do Zé, do Zezé, enrustidos no Babade, inscritos no manual de sobrevivência de um tal José Américo", sublinha o historiador Luís Antônio Nogueira, o Totonho, no prefácio da obra.

Na percepção da escritora e diretora de teatro Silvana Lima, a obra revela hábitos e costumes de uma Cabo Frio antiga, ao contextualizar relatos de diferentes pessoas ao contexto social, histórico, político e cultural, mas passeando também por outras regiões do país e do mundo. "Eloisa Campos, pedagoga e mestre em Educação, faz sua estreia no mundo literário trazendo com sensibilidade e fluidez a his­tória de um personagem icônico da cidade de Cabo Frio sob diversos olhares e perspectivas", assinala Silvana.

"Eloisa Campos traz uma narrativa coerente e poética, na qual sua voz é assumidamente presente, sem perder o cuidado de “contadora” com descrições pormenorizadas e imagéticas. São histórias de generosidade, de lealdade, de fidelidade aos princípios com os quais o personagem comunga; de comprometimento com ideias e ideais de liberdade e justiça, dispensando o enfoque sensacionalista do menino-que-era-pobre-e-venceu. A narrativa de Eloisa Campos é, sobretudo, responsável. Extremamente fiel aos fatos; fiel à rica história que tinha em mãos. Sem arroubos linguísticos e com clareza de condução, ela nos convida a seguir viagem, sem parar no porto", analisa Silvana Lima.

Durante a pesquisa, a autora coletou depoimento de dezenas de pessoas, entre ex-alunos, colegas de profissão e amigos de Babade. A obra traz detalhes sobre a infância de Babade, conta sobre sua viagem a Moscou e a atuação em movimentos sindicais, por exemplo. Opina o historiador Alexandre Ribeiro Samis: "A his­tória do nosso José Américo Trindade, o Babade, parece ter apa­gado a linha divisória entre o sagrado e o profano, entre a casa e a rua. É possível dizer que a sua vida termina por impor o ecume­nismo ao conjunto de depoimentos, coloca-os na mesma linha e logra dissolver até os padrões morais mais rígidos. Tudo sucumbe ao exemplo de sua “lendária” trajetória. Em suma, o que aqui se apresenta, quer pelo personagem, quer pelos depoimentos, con­figura-se em fio estendido entre realização e desejo. Entre His­tória e Utopia. Aliás, no caso em tela, não podia ser diferente".

Ficha Técnica

TÍTULO  Pelas barbas do Babade – as histórias de um lendário professor

PREÇO R$ 55

TIPO brochura

FORMATO 16 X 23

PÁGINAS 280

ISBN 978-65-88609-13-2