Assine Já
sábado, 16 de outubro de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
21ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
DIA MUNDIAL DO LIVRO 

Sophia Editora faz série de lives para promover lançamentos de livros durante a pandemia

Nova obra fala da trajetória do grupo teatral Creche na Coxia, que completa 40 anos em 2021

23 abril 2021 - 16h33Por Redação

A pandemia da Covid-19 fez crescer o hábito da leitura no brasileiro, por causa do isolamento social e do maior tempo livre. Segundo dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, a venda de livros físicos cresceu 6% em 2020, depois de quatro anos seguidos de quedas. Nesse contexto, a Sophia Editora também acelerou a produção e acaba de lançar seu 20º título, ‘'Creche na Coxia — 40 anos em cena', que fala da trajetória do premiado grupo teatral cabo-friense, por meio de fotos, mapas de palco e reportagens.

Para marcar o lançamento, foi feita nesta quinta-feira (22), véspera do Dia Nacional do Livro, uma transmissão ao vivo e simultânea nas páginas do Facebook da Folha dos Lagos e do Creche na Coxia (veja abaixo), com a presença da antiga e da nova geração de artistas que ajudaram a escrever a história das artes cênicas do interior do estado do Rio. A estratégia de divulgação por meio de ‘lives’ vem sendo repetida ao longo dos últimos meses, a cada novidade no mercado editorial.

Entre os últimos lançamentos da editora estão títulos como ‘História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses (c. 3.720 a. C. – 2020)’, de José Francisco de Moura e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira; ‘Cabo Frio Revisitado – a memória regional pelas trilhas do contemporâneo’, coletânea de textos organizada pelo arquiteto Ivo Barreto; ‘Aventuras na Laguna’, obra infanto-juvenil da bióloga e escritora Jaqueline Brum; e ‘Partituras de uma Vida’, compilação de poemas da poetisa e musicista Viviane de Cássia.

– Tentamos driblar as adversidades com esse trabalho digital. Nas vendas pelo site, o curioso é que tem muita saída para fora do estado, embora boa parte dos autores seja da região. Os livros também estão nas lojas virtuais, e o marketing tem sido feito com essas ‘lives’ de lançamento, que têm muita interatividade com as pessoas. É uma oportunidade de amenizar esse momento tão difícil que a gente está vivendo. As pessoas gostam de ter esse contato com a história, esses momentos de aprendizado – avalia o editor da Sophia e diretor da Folha dos Lagos, Rodrigo Cabral. 

Além do catálogo próprio, a Sophia participa da edição do livro do Projeto Mulheres de Sal, que vai virar um selo, no qual serão publicados dois livros de autoras da região a cada semestre. A fértil produção da editora está ao alcance do leitor por meio do site www.sophiaeditora.com.br

Creche – Em 168 páginas, a obra traz rico acervo fotográfico, e informações detalhadas sobre os processos de pesquisa e concepção dos 35 espetáculos apresentados pelo grupo teatral cabo-friense. O projeto foi contemplado pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc. 

Os exemplares serão distribuídos gratuitamente para unidades educacionais, centros culturais, entidades artísticas como federações teatrais, festivais de teatro e bibliotecas populares do município e região.
O projeto tem direção-geral de José Facury Heluy, Silvana Lima e Tânia Arrabal Heluy, texto de José Facury Heluy e Silvana Lima, pesquisa de Tânia Arrabal Heluy, Ravi Arrabal Heluy e José Facury Heluy, coordenação editorial de Rodrigo Cabral, preparação e revisão de Gustavo Rocha e Rodrigo Cabral e projeto gráfico, diagramação e capa de Julio Matos.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.