Assine Já
domingo, 24 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
19ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21896 Óbitos: 720
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 2221 110
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cultura

Sebo do Lanati inaugura espaço em homenagem a Cardoso da Fonseca

Espaço cultural no Porto do Carro inaugura sala com nome do poeta que viveu no bairro

05 dezembro 2020 - 15h31Por Redação
Sebo do Lanati inaugura espaço em homenagem a Cardoso da Fonseca

A chegada é pela Avenida Wilson Mendes. De lá, o percurso finda na pacata Rua Telles Candido Cardoso, onde um morador aponta de bate-pronto para o destino da reportagem: “logo ali adiante”. E lá estava, em frente ao número 36, o idealizador do Sebo do Lanati – que se consolida no coração do Porto do Carro, em Cabo Frio, com rico acervo literário. Fabio Lanati apresentou à Folha o recém-inaugurado espaço Cardoso da Fonseca. É uma homenagem ao advogado e poeta cabo-friense que viveu no bairro.  A sala tem cerca de 6.500 livros. Entre eles, cerca de 100 obras raras. 

– O Cardoso da Fonseca foi o fundador do bairro juntamente com seu pai, Antônio Luis da Fonseca. Através do pai dele, chegou ao bairro a fábrica de cerâmica, trazendo emprego e melhorando a economia na época.  E o filho, um poeta, membro da Academia Cabo-friense de Letras, trouxe para a cidade sua contribuição poética. Nos deixou uma obra riquíssima – conta Fabio Lanati. – O objetivo é que as pessoas tenham acesso à cultura, à literatura. Aqueles que não podem comprar o livro podem visitar, tomar café, conhecer o espaço – complementa.

O sebo, que funciona desde 2013, tem disponível para consulta um dos livros do poeta. Trata-se de ‘Canto Azul de Amor, de Mar e de Sol à Cultura, ao Turismo e à Ecologia da Região dos Lagos e Litoral do Norte Fluminense, em Noite de Luar’. Última obra do escritor a ser publicada, o livro exalta as belezas naturais, cultura e personalidades de Cabo Frio e outras 15 cidades do estado do Rio de Janeiro.
Uma das primeiras visitas à nova sala do sebo foi especial. Foram familiares de Cardoso da Fonseca, que, conta Fabio, ficaram orgulhosos com a homenagem. “Ficaram muito felizes”, conta Fabio Lanati.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.