quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Sebo do Lanati inaugura espaço em homenagem a Cardoso da Fonseca

Espaço cultural no Porto do Carro inaugura sala com nome do poeta que viveu no bairro

05 dezembro 2020 - 15h31Por Redação
Sebo do Lanati inaugura espaço em homenagem a Cardoso da Fonseca

A chegada é pela Avenida Wilson Mendes. De lá, o percurso finda na pacata Rua Telles Candido Cardoso, onde um morador aponta de bate-pronto para o destino da reportagem: “logo ali adiante”. E lá estava, em frente ao número 36, o idealizador do Sebo do Lanati – que se consolida no coração do Porto do Carro, em Cabo Frio, com rico acervo literário. Fabio Lanati apresentou à Folha o recém-inaugurado espaço Cardoso da Fonseca. É uma homenagem ao advogado e poeta cabo-friense que viveu no bairro.  A sala tem cerca de 6.500 livros. Entre eles, cerca de 100 obras raras. 

– O Cardoso da Fonseca foi o fundador do bairro juntamente com seu pai, Antônio Luis da Fonseca. Através do pai dele, chegou ao bairro a fábrica de cerâmica, trazendo emprego e melhorando a economia na época.  E o filho, um poeta, membro da Academia Cabo-friense de Letras, trouxe para a cidade sua contribuição poética. Nos deixou uma obra riquíssima – conta Fabio Lanati. – O objetivo é que as pessoas tenham acesso à cultura, à literatura. Aqueles que não podem comprar o livro podem visitar, tomar café, conhecer o espaço – complementa.

O sebo, que funciona desde 2013, tem disponível para consulta um dos livros do poeta. Trata-se de ‘Canto Azul de Amor, de Mar e de Sol à Cultura, ao Turismo e à Ecologia da Região dos Lagos e Litoral do Norte Fluminense, em Noite de Luar’. Última obra do escritor a ser publicada, o livro exalta as belezas naturais, cultura e personalidades de Cabo Frio e outras 15 cidades do estado do Rio de Janeiro.
Uma das primeiras visitas à nova sala do sebo foi especial. Foram familiares de Cardoso da Fonseca, que, conta Fabio, ficaram orgulhosos com a homenagem. “Ficaram muito felizes”, conta Fabio Lanati.