quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MAIS COR, POR FAVOR

Projeto 'Revitaliza Graffiti' chega aos municípios de Cabo Frio e Macaé

Iniciativa busca dar mais oportunidades a moradores e artistas prejudicados pela pandemia

16 março 2021 - 14h13Por Redação

Depois de colorir duas comunidades do Rio de Janeiro, o projeto Revitaliza Graffiti chega a outros dois municípios. Entre os dias 16 e 19 de março, o artista Márcio SWK junto às produtoras Luana Cabral e Daniela Zabludowski, da DaLua Produções, convidam Fawe e Talu a levar novas cores a um muro de mais de 75 metros na Rua Professor Gusmão, em frente ao Parque da Cidade, em Macaé. Já Ousado e Bia Vieira emprestam seu graffiti a um muro de quase 30 metros de comprimento na Rua 13 de Novembro, no Centro de Cabo Frio. A iniciativa, que teve início em fevereiro, busca unir diferentes atividades de artes visuais, estimulando moradores e setores da cultura prejudicados durante a pandemia. Trinta e sete artistas estão participando das ações.

Entre 22 e 26 de março, quatro oficinais online de graffiti com SWK e os artistas Marcelo Ment, Bruno BR e Fins estarão disponíveis com inscrições gratuitas via Sympla. Trechos das revitalizações estão sendo exibidos ao vivo no Instagram @revitalizagrafitti. Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam o projeto. 

"É muito gratificante iniciar esse movimento de revitalização depois de um ano muito difícil para todos, principalmente para nós do setor cultural", afirmam Luana Cabral e Daniela Zabludowski, da DaLua Produções, idealizadoras do projeto junto ao grafiteiro Márcio SWK: "Minha expectativa com as intervenções é provocar alegria, curiosidade, elevar a autoestima de todos, moradores e passantes, além de criar galerias a céu aberto, que estimulam o surgimento de novos artistas", explica SWK. 

Na segunda etapa do projeto, chamada de Revitaliza Prazeres, a entrada para o Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, foi revitalizada. Morador do local, SWK convidou 19 artistas a pintar um muro de mais de 60 metros de comprimento na Rua Almirante Alexandrino. Bruno BR, Lya Alves, Renata Edaz, Akuma, Bruno Lyfe, Bruno Big, Tarm, Dolores Esos, Marcelo Ment, Does, Guilherme Memi, Bobi, Snek, Bart, AP Stelling, BiLi Gebara, Di Couto, Fins e Duim participaram da intervenção. 

A primeira etapa do projeto, batizada de Barão do Graffiti, aconteceu em fevereiro. Nela, 13 artistas coloriram a quadra esportiva da Chácara, comunidade na Rua Barão de Petrópolis, entre os bairros de Santa Teresa e Rio Comprido. O grafiteiro Márcio SWK comandou a intervenção ao lado de Juliana Fervo, Lorena Deluiz, Blopa, Criz Silva, DaRa, Duim, Iogs, Kalache, Mika, Pandro, Lolly, PNG e Vinícius Carvas. Novas cores, letras e formas transformaram o espaço de lazer das crianças. As iniciativas têm apoio da lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural. Ao final do projeto será lançada uma exposição virtual das obras realizadas e um webdoc mostrando o processo de pintura.