segunda, 22 de setembro de 2025
segunda, 22 de setembro de 2025
Cabo Frio
29°C
Magnauto
CADÊ?

Retirada de peça de zeppelin em museu causa indignação em Arraial

Pesquisador que escreveu sobre queda de dirigível no Cabo na Segunda Guerra cobra explicação da Marinha

01 maio 2022 - 09h46Por Rodrigo Branco

Reinaugurado com pompa no começo de abril, o Museu Oceanográfico da Marinha, que fica na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, ganhou nova configuração, mas não agradou a todo mundo. O pesquisador Leandro Miranda, que lançou o livro 'K-36 O Zeppelin que caiu no Cabo', pela Sophia Editora, em 2020, reclamou a ausência de uma peça do dirigível norte-americano que se acidentou no antigo distrito de Cabo Frio, em janeiro de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo Miranda, a peça foi doada ao acervo do museu por um homem que a resgatou do lixo, depois que vizinhos a jogaram fora. O espaço cultural estava fechado desde junho de 2020 e passou por uma reforma estrutural, mas foi reaberto sem o item. Indignado, o pesquisador criou um abaixo-assinado virtual que, até o fechamento desta matéria, tinha em torno de 70 assinaturas.

A peça que estava lá em exposição foi o Paulo Cordeiro que doou para Marinha e, na época que eu lancei o livro, conseguimos identificar o local da peça no dirigível, junto com o desenho do fabricante. Quando lançamos o livro, a peça estava em exposição e foi feito um banner explicativo em cima da nossa pesquisa. E agora, para nossa surpresa, retiraram a peça de exposição. A museóloga disse que ela não cabe mais do contexto do museu, porque ele é oceanográfico e não histórico relata.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Arraial do Cabo, que não se manifestou até o fechamento desta edição, mas segundo a Folha apurou, a Subsecretaria Municipal de Cultura enviou um ofício para a Marinha no último dia 20 para pedir a devolução da peça do dirigível K-36, porém, não obtiveram resposta.

Por sua vez, a Marinha confirmou para a reportagem o que o Museu Oceanográfico exibe, atualmente, um novo projeto de exposição, diferente do anterior.

Segundo nota enviada ao jornal, a força militar afirma que a exposição do Museu é de longa duração e, portanto, ocorre, sazonalmente, a substituição do acervo exposto, garantindo assim, inclusive, a conservação dos objetos museológicos. 

O texto prossegue dizendo que a exposição atual priorizou o acervo científico, "ainda que o Museu Oceanográfico reconheça sua responsabilidade com a sociedade de Arraial do Cabo razão pela qual a exposição mantém um eixo temático de viés histórico, onde são abordados, por exemplo, naufrágios importantes ocorridos na região, expondo objetos que não eram expostos. 

Por fim, a Marinha informou que o material que não está exposto atualmente permanece acondicionado e devidamente preservado na Reserva Técnica, podendo ser utilizado, inclusive, em uma próxima exposição itinerante em planejamento que abordará tema específico, como o próprio Zeppelin ou a Ilha do Cabo Frio. 

Leandro Miranda disse que pretende pedir a devolução da peça para exposição em palestras, caso ela não seja utilizada no Museu Oceanográfico.

Nessa Reserva Técnica, tem umas peças que eles não botam em exposição nunca e ficam jogadas e, com o tempo, ninguém conhece a nossa história. Estão tentando esconder a nossa história. Acho que é um desrespeito com a gente protesta. 

Como foi  No livro lançado pela Sophia Editora, Leandro Miranda relata detalhes do acidente ocorrido na madrugada de 17 de janeiro de 1944, quando o dirigível K-36, vindo dos Estados Unidos, se chocou com o morro da Ilha do Farol. Apesar da gravidade do acidente, apenas dois dos dez tripulantes ficaram feridos.

Com poucas informações das autoridades norte-americanas, Miranda teve que levantar documentos e informações ao longo de mais de dois anos de pesquisas para escrever o livro.