terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
PLANETA LÍQUIDO

Região recebe exposição de realidade aumentada 'Olho D'Água - Artes Líquidas e Águas Visuais'

Na mostra itinerante, público irá emergir nos estágios do ciclo da água de forma lúdica e interativa

21 outubro 2021 - 09h37Por Redação

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” que estreia na Região dos Lagos no Rio de Janeiro, levando diversas ferramentas artísticas e tecnológicas em um Tech-Truck, o caminhão interativo com uma multi-plataforma digital.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora.

A exposição é viabilizada pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Prolagos, concessionária de água e esgoto, e Instituto AEGEA.

Cabo Frio será a primeira cidade a receber a exposição entre os dias 4 e 7 de novembro. O local escolhido para receber a mostra é a Praça de São Cristóvão. Já entre os dias 11 e 14 de novembro a exposição estará em Arraial do Cabo. De 18 a 21 de novembro em Armação dos Búzios; de 25 a 28 de novembro em São Pedro da Aldeia; e nos dias 1 a 5 de dezembro em Iguaba Grande

O Olho D´Água ficará quatro dias em cada cidade. Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 13h às 18h. Já às 19h, aos finais de semana, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas. 

“A exposição está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto, que conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D, que tem o intuito de promover a imersão absoluta do espectador no tema proposto; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao Ar Livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre”, explicou Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social.

Mais informações em www.olhodagua.art.br