terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
LITERATURA

Projeto Mulheres de Sal promove lives sobre presença feminina no mercado editorial

Programação on-line terá ainda lançamento de documentário e e-book

08 março 2021 - 17h12Por Redação

O projeto ‘Mulheres de Sal’ promoverá duas lives nos próximos dias 13 e 26 para debater a presença feminina no mercado editorial. A primeira delas, neste sábado (13) terá como tema ‘Mulheridades e Mercado Editorial’ e será transmitida  no YouTube do projeto. 

Nesse encontro, de acordo com a organização, a proposta é levantar o debate em torno das presenças e ausências de mulheres de diferentes perfis e vivências no mercado editorial, bem como chamar a atenção do nosso público para as escritoras que não estão no mainstream, mas que existem e resistem com suas palavras.

Participam da conversa a escritora Jaqueline Brum; a professora doutora, escritora, ativista negra e trans Jaqueline Gomes de Jesus, além do diretor e editora da Folha, o jornalista Rodrigo Cabral. A mediação é da professora Sara Wagner. Na mesma data, será lançado o documentário 'Mulheres de Sal', com direção e roteiro de Aline Moschen. 

No filme, nove mulheres com diferentes perfis são convidadas a contar as suas trajetórias na literatura. Entre recortes de vida e perspectivas plurais sobre a escrita, propomos que respondam às mesmas perguntas, na tentativa de traçar fundos e paisagens comuns. 

Já no dia 26, também no You Tube do projeto, vai ao ar a live ‘Caminhos para escrever e publicar’. Na conversa serão os principais pontos abordados durante as oficinas, compartilhamento das impressões das oficineiras, métodos de escrita e dicas às mulheres que queiram realizar suas publicações. 

O bate-papo terá a participação das oficineiras Paolla Souza, Lara Couto, Mariam Daychoum, Juliana Ramos e da comunicadora Keetherine Giovanessa, com mediação de Aline Moschen. Um e-book com a reunião das obras produzidas nas oficinas de formação literária será lançado na ocasião.

O projeto – Segundo as idealizadoras, Mulheres de Sal’ é um projeto de formação literária e capacitação de mulheres para entrada no mercado editorial. Com foco na relação entre literatura e gênero, promovendo encontros de criação e troca literária entre mulheres transgênero, cisgênero, brancas e negras, quilombolas e de comunidades pesqueiras da Região dos Lagos. 

A iniciativa é fomentada pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc.