Assine Já
quinta, 28 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
São Pedro

Prefeitura de São Pedro avança na construção do Museu do Sal

O museu terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo ao trabalho em salinas na cidade

19 agosto 2019 - 15h18
Prefeitura de São Pedro avança na construção do Museu do Sal

As obras de construção do Museu do Sal seguem avançando em São Pedro da Aldeia. Atualmente, o trabalho no local envolve a pintura do forro de madeira e a limpeza do terreno, além do início da escavação das instalações sanitárias. Uma iniciativa da Prefeitura aldeense, o museu terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo ao trabalho em salinas na cidade.

“Esse museu é mais uma grande conquista do nosso município, ele representa um resgate da história de toda a região, não só de São Pedro da Aldeia, e do trabalho salineiro. O museu é a união de cultura, turismo e educação; é com muita satisfação que realizamos essa obra”, comentou o prefeito Cláudio Chumbinho.

O casarão, que será a sede do museu, passou por revitalização e recebeu intervenções como restauração, colocação de telhas, construção de paredes e retirada do emboço original, entre outras. O projeto contempla duas salas de exposição (Salinas e Senzala), sala de administração e manutenção do acervo, copa de apoio, recepção e loja. Haverá, ainda, cafeteria, banheiros com acessibilidade, área de lazer com bicicletários, bancos, deck de madeira e moinhos, além de rampas e piso tátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

O espaço está localizado na Rodovia RJ-106, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O museu aldeense irá reunir a memória histórica do trabalho em salinas, que foi uma das principais atividades econômicas do município e da Região dos Lagos por muito tempo. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura da cidade e o Ministério do Turismo.