Cabo Frio se prepara para um mês de outubro marcado por celebração e controvérsia. Nesta quarta-feira (24) a Prefeitura anunciou que a cantora Ana Carolina será a grande atração da Parada do Orgulho LGBTI+ do dia 4 de outubro. O evento, que será realizado na Praia do Forte, com concentração a partir das 14h, é o único confirmado com apoio do poder público, após a administração municipal indeferir a realização do evento tradicional promovido há 20 anos pelo Grupo Iguais, e inicialmente agendado para o próximo dia 12.
A decisão do governo municipal gerou um novo capítulo na polêmica que se arrasta desde o início do ano. O Grupo Iguais, que organiza a Parada na cidade há 20 anos, emitiu uma nota pública informando que a Prefeitura negou a autorização para o evento, justificando a decisão pela "coincidência com festividades religiosas e infantis". O grupo afirmou que a Parada será realizada de qualquer forma e que já está negociando uma nova data com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
O cancelamento do evento do Grupo Iguais reforça uma disputa que começou em fevereiro, quando um projeto de lei do vereador Milton Alencar buscou transferir a organização da Parada LGBT para a Prefeitura. Embora a Câmara Municipal tenha garantido a autonomia da sociedade civil, a situação resultou em duas manifestações distintas.
Em comunicado, o Grupo Iguais destacou que o evento promovido por eles não pede recursos nem estrutura do município, e reforça que a liberdade de manifestação e reunião pacífica é um direito constitucional. A entidade se refere à Parada da Prefeitura como um evento distinto e reitera que a 20ª edição oficial será a organizada por eles, sob a coordenação do movimento LGBTI+ local. A nova data será anunciada em breve.
Enquanto isso, a prefeitura segue com a divulgação de uma nova Parada, que tem patrocínio da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A Superintendente LGBTI+ de Cabo Frio, Bárbara Barroso, afirmou que o apoio da prefeitura ao novo evento "reafirma o compromisso com políticas públicas que valorizam a diversidade e garantem cidadania para todas as pessoas".
Além de Ana Carolina, a Parada LGBT promovida pelo governo municipal inclui performances artísticas, manifestações culturais e falas de lideranças que defendem os direitos da comunidade LGBTI+.