Assine Já
quinta, 22 de outubro de 2020
Região dos Lagos
23ºmax
18ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 9339 Óbitos: 478
Confirmados Óbitos
Araruama 1907 110
Armação dos Búzios 574 10
Arraial do Cabo 283 15
Cabo Frio 3072 166
Iguaba Grande 819 38
São Pedro da Aldeia 1434 66
Saquarema 1250 73
Últimas notícias sobre a COVID-19
'POEMAS DE SANGUE'

Poetisa da região lança audiobook com poemas inéditos em plataforma digital

Aline Moschen teve o projeto contemplado pela pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa

23 setembro 2020 - 16h21Por Redação

A sensibilidade da poesia está ao alcance de poucos cliques. A poetisa Aline Moschen de Andrade acaba de lançar o audiobook 'Poemas de Sangue', patrocinado pelo edital Cultura Presente nas Redes, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e direcionado para artistas e agentes culturais no período da pandemia. A obra está disponível gratuitamente em formato de áudio na plataforma do Spotify.

A inovação da obra consiste em utilizar da tecnologia de áudio para a difusão literária. São 15 poemas inéditos com paisagens sonoras.

– Acredito que, ao ampliar as possibilidades, alcançamos mais pessoas. Felizmente, hoje a tecnologia permite novos recursos que podem ser usados para a inclusão. O áudio é um formato inclusivo para livros, porque alcança pessoas que, por inúmeros motivos, não conseguem ler. Ao mesmo tempo é um recurso estético que opera como uma extensão do texto, trazendo mais camadas de sensibilidade a ele – explica Aline.

Relacionando antropologia e teoria feminista, 'Poemas de Sangue' é uma obra poética que está situada no agora, colorida pelas matizes de sensações que, de alguma forma, tocaram a coletividade humana no ano de 2020.

Escrita e gravada em um momento histórico em que o isolamento social foi prescrito como medida de saúde pública, nessa obra, a autora dimensiona novas fronteiras com os limites íntimos nesse período. A obra fala sobre o corpo feminino e o sangue como substância, elo e fluxo. O corpo ocupa um lugar central não por acaso, como lugar político onde se fazem as relações com os Outros e com o mundo, ainda que na privação do contato físico.

Para ouvir gratuitamente, pesquise "Poemas de Sangue" no Spotify ou acesse o link: https://open.spotify.com/show/2GrS6f3aYAfMfGSRFPWI31

A autora – Aline Moschen é doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e docente na Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura. Em sua trajetória literária, recebeu o Prêmio Troféu Itapuca de Poesia pela Universidade Federal Fluminense e pela Imprensa Oficial do Rio de Janeiro em 2012.

Capa do audiobook contemplado pelo edital

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.