sexta, 19 de julho de 2024
sexta, 19 de julho de 2024
Cabo Frio
19°C
Park Lagos
Park Lagos 2
Cultura

Oitenta anos de Amena Mayall serão celebrados no Palácio das Águias, em Cabo Frio

11 setembro 2023 - 10h34Por Redação
Oitenta anos de Amena Mayall serão celebrados no Palácio das Águias, em Cabo Frio

Em sua terceira edição, o projeto Mulheres de Sal celebra os 80 anos de Amena Mayall com a publicação do livro “Amena Poema”, obra com textos e ilustrações inéditas da escritora. O evento de lançamento será no dia 21 de setembro (quinta-feira) e conta com uma programação gratuita no Palácio das Águias, em Cabo Frio, a partir das 19h.

Amena Mayall foi uma escritora, ambientalista e ativista contra a ditadura militar e contra a especulação imobiliária na Região dos Lagos. Produziu parte do seu acervo durante sua prisão política e deixou um importante conjunto de leis de preservação ambiental e de obras literárias ainda pouco conhecidas pelo público.

A publicação traz à tona novos aspectos dessa figura tão expressiva, com registros pessoais e históricos relevantes à memória regional. O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste, e conta com a pesquisa de Meri Damasceno, memorialista e amiga pessoal de Amena Mayall, e sua filha Moana Mayall, que assina a direção artística do projeto.

Confira a programação completa, no dia 21/09/2023, a partir das 19h:

19:00h Leitura dramatizada com os atores Bruno Peixoto e Anna Fernanda Corrêa;

19:30h Fala de abertura com Moana Mayall, Aline Moschen e Tatiana Cabral;

20:00h Painel memorial com os pesquisadores Meri Damasceno e Marcílio Barroco, com interpretação em libras de Fernanda Ribeiro;

21:00h Apresentação musical e Lançamento de “Amena Poema” com Graci Antunes e Mayla Árvore;

21:30h Circulação do público pela exposição memorial e vídeo instalação “Amena 80”

A exposição poderá ser visitada gratuitamente até 05/10/2023 no Palácio das Águias