terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Oficina "Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio" reúne 160 profissionais da Educação municipal

Aberto ao público, evento teve adesão da Coordenadoria de Formação Continuada da Secretaria de Educação

23 maio 2024 - 11h07Por Redação
Oficina "Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio" reúne 160 profissionais da Educação municipal

A primeira oficina online “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio” possibilitou a formação de 160 profissionais da Rede Municipal de Educação de Cabo Frio. Na live, transmitida no dia 25 de abril, os historiadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira compartilharam informações sobre a pesquisa que será transformada em ebook, audiobook e livro em braille.

Organizada pela Sophia Editora junto à Coordenadoria de Formação Continuada da Secretaria de Educação, a apresentação de 1h50 de duração, aberta ao público, continuará disponível para consulta no YouTube.

Essa é uma das etapas do projeto “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)”, realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Diversidades em Diálogo - Lei Paulo Gustavo.

Participaram do encontro professores de Educação Infantil (33), de Anos Iniciais (50) e de Anos Finais (4); inspetores escolares (2); orientadores educacionais (5); supervisores escolares (1); integrante de equipe diretiva (1); auxiliares de classe (41); inspetor de alunos (1); agente administrativo (1); auxiliar de serviços gerais (2) e pesquisador (1).

Na avaliação da coordenadora da Formação Continuada, Débora Ribeiro, a oficina proporcionou o compartilhamento de conhecimento que pode ser revertido em ações pedagógicas sobre a história da região.

— A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada, registra aqui o agradecimento à continuidade da parceria com a Sophia Editora, dessa vez com a oferta, aos servidores da Rede Municipal de Ensino, da formação "Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)". Durante a formação, os professores Marcelo Sant'Ana e Luiz Guilherme Moreira trouxeram considerações importantes, com dados históricos lapidados de suas pesquisas envolvendo questões geográficas, econômicas, sociais, políticas, educacionais e culturais. Trabalhar temáticas que envolvam Educação Patrimonial e, em especial, a história dos povos originários, faz muito sentido em oferta de formações aos professores, pois afeta diretamente o desenvolvimento de ações pedagógicas que beneficiam os alunos da rede, ampliando seu conhecimento sobre a história da nossa região — afirmou Débora.  

Ao fim da apresentação, os pesquisadores responderam questões deixadas pela plateia. “Uma aula essencial para conhecermos a nossa história”, escreveu o historiador Pierre de Cristo. “Excelentes aprendizagens. Acho interessante saber sobre nossos antecedentes. Uma rica história para agregar aos nossos conhecimentos”, comentou Mary Manhaes.

Mais duas oficinas vão reunir profissionais da Educação de São Pedro

Os pesquisadores vão ministrar mais duas oficinas online sobre a trajetória de Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio. Ambas serão transmitidas no dia 6 de junho, pelo YouTube e Facebook da Sophia Editora: no turno da manhã, das 9h às 11h, e no da tarde, das 14h30 às 16h30. Os novos encontros acontecem em parceria com a coordenação do 2º Segmento da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia. O evento será aberto e gratuito. A gravação permanecerá inteiramente disponível nas redes sociais.  

A primeira parte da vida de Ypiranga dos Guaranys foi revelada no livro "O primeiro indígena universitário do Brasil — Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873)", publicado pela Sophia em 2023. Os autores aprofundaram a pesquisa e, agora, trazem material inédito sobre a atuação profissional de Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio. Entre os anos de 1840 e 1876, ele foi vereador por vários quadriênios, chegando inclusive a presidir a Câmara Municipal.