sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SAGRADO ABERTO AO PÚBLICO

Museu de Arte Religiosa e Tradicional realiza visitas guiadas aos sábados, em Cabo Frio

Além do novo 'tour' de fim de semana, o espaço cultural funciona para visitas espontâneas ou agendadas ao longo da semana

26 janeiro 2022 - 15h45Por Redação

O mais rico acervo preservado de arte barroca do período colonial da região dos Lagos pode ser visitado no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, com entrada gratuita, agora também aos sábados. O Mart-Ibram, em Cabo Frio, promove uma visita orientada especializada, no horário das 16h, para grupos de até 15 pessoas. Para isso, basta chegar, preencher um cadastro e acompanhar a visita, que traz curiosidades sobre o antigo Convento que muitas pessoas desconhecem. A limitação de público é adotada devido aos protocolos de segurança contra a Covid-19, mas em caso de a procura ser maior, é feita uma segunda rodada com as monitoras do museu.

Além do novo ‘tour’ de fim de semana, o espaço cultural funciona para visitas espontâneas ou agendadas, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e nos sábados e feriados, das 14h às 18h. As visitas agendadas são recepcionadas com o acompanhamento das monitoras do museu que apresentam a história do espaço e detalhes da arte que encantam o público. O agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Oacervo do museu conta com imagens dos séculos XVII, XVIII e XIX, retábulos em madeira policromada com douramentos que ornamentam os altares da antiga igreja conventual e a arquitetura franciscana do antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, localizado no Largo Santo Antônio, s/nº, no Centro de Cabo Frio.

Seminário Viagens históricas: Convergências entre Turismo, Patrimônio e Educação – No segundo semestre deste ano, o Mart sediará um encontro para debater temas referentes a Cabo Frio e região com especialistas de instituições de ensino, como o Instituto de Artes da Uerj, organizado pelo professor Doutor Mauro Trindade, em parceria com órgãos públicas de educação, turismo e de preservação do patrimônio cultural no âmbito federal, estadual e municipal. Serão realizadas palestras, oficinas, passeios educativos e haverá o espaço para a comunicação de pesquisas produzidas no âmbito regional. A data definitiva e a programação serão informadas em breve.

Educação para o Patrimônio no Mart – Além de ações de comunicação do acervo, preservação e pesquisa, o Mart preocupa-se em construir um diálogo com os professores de instituições da região com o projeto que promove o intercâmbio de informações sobre museus, patrimônio cultural e história, inclusive, dando visibilidade às experiências de sucesso realizadas por educadores nas salas de aula. Ao longo do ano, acontecem palestras, oficinas e encontros com a equipe do museu, segundo programação que é divulgada em nossas redes sociais (@museu.mart).