Assine Já
segunda, 23 de maio de 2022
São Paulo
23ºmax
11ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 89397 Óbitos: 2439
Confirmados Óbitos
Araruama 17822 469
Armação dos Búzios 8585 77
Arraial do Cabo 2120 96
Cabo Frio 21771 1002
Iguaba Grande 16473 153
São Pedro da Aldeia 10607 298
Saquarema 12019 344
Últimas notícias sobre a COVID-19
SAGRADO ABERTO AO PÚBLICO

Museu de Arte Religiosa e Tradicional realiza visitas guiadas aos sábados, em Cabo Frio

Além do novo 'tour' de fim de semana, o espaço cultural funciona para visitas espontâneas ou agendadas ao longo da semana

26 janeiro 2022 - 15h45Por Redação

O mais rico acervo preservado de arte barroca do período colonial da região dos Lagos pode ser visitado no Museu de Arte Religiosa e Tradicional, com entrada gratuita, agora também aos sábados. O Mart-Ibram, em Cabo Frio, promove uma visita orientada especializada, no horário das 16h, para grupos de até 15 pessoas. Para isso, basta chegar, preencher um cadastro e acompanhar a visita, que traz curiosidades sobre o antigo Convento que muitas pessoas desconhecem. A limitação de público é adotada devido aos protocolos de segurança contra a Covid-19, mas em caso de a procura ser maior, é feita uma segunda rodada com as monitoras do museu.

Além do novo ‘tour’ de fim de semana, o espaço cultural funciona para visitas espontâneas ou agendadas, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e nos sábados e feriados, das 14h às 18h. As visitas agendadas são recepcionadas com o acompanhamento das monitoras do museu que apresentam a história do espaço e detalhes da arte que encantam o público. O agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected]

Oacervo do museu conta com imagens dos séculos XVII, XVIII e XIX, retábulos em madeira policromada com douramentos que ornamentam os altares da antiga igreja conventual e a arquitetura franciscana do antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, localizado no Largo Santo Antônio, s/nº, no Centro de Cabo Frio.

Seminário Viagens históricas: Convergências entre Turismo, Patrimônio e Educação – No segundo semestre deste ano, o Mart sediará um encontro para debater temas referentes a Cabo Frio e região com especialistas de instituições de ensino, como o Instituto de Artes da Uerj, organizado pelo professor Doutor Mauro Trindade, em parceria com órgãos públicas de educação, turismo e de preservação do patrimônio cultural no âmbito federal, estadual e municipal. Serão realizadas palestras, oficinas, passeios educativos e haverá o espaço para a comunicação de pesquisas produzidas no âmbito regional. A data definitiva e a programação serão informadas em breve.

Educação para o Patrimônio no Mart – Além de ações de comunicação do acervo, preservação e pesquisa, o Mart preocupa-se em construir um diálogo com os professores de instituições da região com o projeto que promove o intercâmbio de informações sobre museus, patrimônio cultural e história, inclusive, dando visibilidade às experiências de sucesso realizadas por educadores nas salas de aula. Ao longo do ano, acontecem palestras, oficinas e encontros com a equipe do museu, segundo programação que é divulgada em nossas redes sociais (@museu.mart).

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.