quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
HUB+

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio é escolhido em edital de apoio durante pandemia

Espaço cultural foi um dos dez selecionados no estado do Rio de Janeiro

10 junho 2021 - 21h49Por Redação

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), de Cabo Frio, foi um dos dez espaços selecionados em todo o estado do Rio de Janeiro pelo edital HUB+, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, do Oi Futuro e da empresa Coeficiente Artístico, para apoio à atividade nos museus. No total, o programa HUB+ recebeu mais de 65 inscrições de diferentes regiões do estado.

Os museus selecionados passarão por um programa que inclui etapas como ciclo de formação e qualificação, por meio de mentoria técnica, voltada para ampliação de acesso, inovação, dinamização, com foco em educação, acessibilidade e preservação de acervos. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o setor de museus brasileiros, apoiando os museus fluminenses para enfrentarem os desafios no contexto da pandemia a desenvolverem novas estratégias de atuação e conexão com o público brasileiro daqui para frente. 

Os dez museus selecionados pelo HUB+ participarão de uma jornada de 12 meses de formação e mentorias técnicas direcionadas e personalizadas, envolvendo diferentes metodologias e processos, de forma híbrida: presencial dentro das medidas de segurança impostas pela pandemia - e on-line, por meio de plataformas digitais.  

Serão iniciativas colaborativas e inovadoras que atuarão em rede com os museus selecionados e o MUSEHUM - Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, como um laboratório de práticas museológicas replicadas e compartilhadas com os diversos públicos envolvidos e interessados.

Além da formação gratuita oferecida aos participantes, o programa terá uma plataforma digital criada para promover o diálogo entre os museus, viabilizando parcerias e formando assim uma rede integrada de instituições culturais em diferentes municípios do Rio de Janeiro por meio de participação em cursos em formato EAD, vivências compartilhadas entre os museus participantes e acesso a workshops e conteúdos exclusivos disponíveis via plataforma virtual. 

A maior parte dos museus selecionados estão concentrados no interior do estado, conforme critério de proporcionalidade de territórios. Além do Mart, farão parte do programa o Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus de Itabapoana; o Museu da Cultura Finlandesa Eva Hilden, em Penedo; o Museu Casa do Colono, em Petrópolis; o Museu Histórico Antônio Ventura Coimbra Lopes, em Miracema; e o Museu e Biblioteca Corina Peixoto de Araújo, em São Fidelis.

Outros quatro espaços selecionados no edital estão sediados na região metropolitana do estado: Museu de Favela, em Ipanema; Museu Bispo do Rosário, em Curicica; Museu da Geodiversidade (MGeo), na Cidade Universitária; e Museu da Patologia da Fundação Oswaldo Cruz, em Bonsucesso.