Assine Já
terça, 19 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
17ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
HUB+

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio é escolhido em edital de apoio durante pandemia

Espaço cultural foi um dos dez selecionados no estado do Rio de Janeiro

10 junho 2021 - 21h49Por Redação

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), de Cabo Frio, foi um dos dez espaços selecionados em todo o estado do Rio de Janeiro pelo edital HUB+, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, do Oi Futuro e da empresa Coeficiente Artístico, para apoio à atividade nos museus. No total, o programa HUB+ recebeu mais de 65 inscrições de diferentes regiões do estado.

Os museus selecionados passarão por um programa que inclui etapas como ciclo de formação e qualificação, por meio de mentoria técnica, voltada para ampliação de acesso, inovação, dinamização, com foco em educação, acessibilidade e preservação de acervos. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o setor de museus brasileiros, apoiando os museus fluminenses para enfrentarem os desafios no contexto da pandemia a desenvolverem novas estratégias de atuação e conexão com o público brasileiro daqui para frente. 

Os dez museus selecionados pelo HUB+ participarão de uma jornada de 12 meses de formação e mentorias técnicas direcionadas e personalizadas, envolvendo diferentes metodologias e processos, de forma híbrida: presencial dentro das medidas de segurança impostas pela pandemia - e on-line, por meio de plataformas digitais.  

Serão iniciativas colaborativas e inovadoras que atuarão em rede com os museus selecionados e o MUSEHUM - Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, como um laboratório de práticas museológicas replicadas e compartilhadas com os diversos públicos envolvidos e interessados.

Além da formação gratuita oferecida aos participantes, o programa terá uma plataforma digital criada para promover o diálogo entre os museus, viabilizando parcerias e formando assim uma rede integrada de instituições culturais em diferentes municípios do Rio de Janeiro por meio de participação em cursos em formato EAD, vivências compartilhadas entre os museus participantes e acesso a workshops e conteúdos exclusivos disponíveis via plataforma virtual. 

A maior parte dos museus selecionados estão concentrados no interior do estado, conforme critério de proporcionalidade de territórios. Além do Mart, farão parte do programa o Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus de Itabapoana; o Museu da Cultura Finlandesa Eva Hilden, em Penedo; o Museu Casa do Colono, em Petrópolis; o Museu Histórico Antônio Ventura Coimbra Lopes, em Miracema; e o Museu e Biblioteca Corina Peixoto de Araújo, em São Fidelis.

Outros quatro espaços selecionados no edital estão sediados na região metropolitana do estado: Museu de Favela, em Ipanema; Museu Bispo do Rosário, em Curicica; Museu da Geodiversidade (MGeo), na Cidade Universitária; e Museu da Patologia da Fundação Oswaldo Cruz, em Bonsucesso.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.