Nesta sexta-feira (16), os amantes da sétima arte e da cidadania têm encontro marcado em Cabo Frio para a I Mostra Cine Cidadania, que será realizada das 18h às 20h no Instituto Cultural Casa Museu Carlos Scliar (Rua Marechal Floriano, 253, bairro São Bento). O evento (gratuito) tem como proposta fomentar o debate sobre a importância dos movimentos sociais como instrumentos de promoção, defesa e garantia de direitos sociais, econômicos, políticos e culturais para a população da cidade.
A curadoria selecionou três curtas do cineasta cabo-friense Márcio Paixão que abordam temas sensíveis à realidade local. Serão exibidos “Uma Terra de Todos” (2016, 27 minutos), sobre a crise da Prefeitura de Cabo Frio pós crise do petróleo e seus reflexos na vida da população; “O Rui Resiste!” (2017, 2 minutos), que retrata a resistência política contra a estadualização de uma escola municipal; e “Sou Point 44, amor, um arco-íris multicor” (2022, 19 minutos), um mergulho afetivo e histórico na trajetória de David Araújo, uma figura emblemática na luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+ no interior do Rio de Janeiro.
Além da exibição dos filmes, a mostra contará com uma conversa aberta ao público, mediada por Hugo Belfort, com diferentes olhares sobre cinema, educação e sociedade. A produção é de Dalila Tardelli, com design gráfico assinado por Anderson Augusto. Para garantir a inclusão, haverá um intérprete de Libras durante toda a atividade.
A I Mostra Cine Cidadania é uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio do Instituto Cultural Casa Museu Carlos Scliar e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.