domingo, 27 de abril de 2025
domingo, 27 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Park Lagos mobile
monica

Mônica Carvalho: "tem muito mais gente do bem

Escritora lança livro 'Os Caminhantes' (Sophia Editora) no Shopping Park Lagos, nesta quinta (26)

26 outubro 2017 - 13h45
Mônica Carvalho: "tem muito mais gente do bem

O livro ‘Os Caminhantes’ (Sophia Editora, R$ 35), de Mônica Carvalho, será lançado hoje,  às 19h, no Shopping Park Lagos, na Choperia Cidade Imperial e Quiosque Papaletras. O pano de fundo da obra é o futuro do Brasil  sob o signo da honestidade na política e da justiça social. A escritora se revela otimista também fora da ficção: “A gente tem o poder em mãos para mudar isso tudo que está aí”.

Folha dos Lagos – Você acredita que a história de ‘Os Caminhantes’ possa ser real algum dia?

Mônica Carvalho – Tenho esperança que aconteça. Obviamente, é um caminho, mas a gente tem o poder em mãos para mudar isso tudo que está aí. Tem uma história muito interessante: quando a população de Nova Iorque começou a aumentar muito, antes da invenção do automóvel, os principais políticos da cidade ficaram preocupados para saber o que fariam com tanto cavalo. Tinha gente de toda parte do mundo vindo viver em Nova Iorque. A previsão era que, em menos de 20 anos, haveria excrementos por toda a cidade. Inventaram o automóvel, e não houve problema algum. Ou seja, a gente tem capacidade para a mudança. Sei que fica muito difícil acreditar vendo tudo isso que está acontecendo, mas não há outro caminho. Confio no ser humano e na força moral. Tem muito mais gente do bem do que do mal. 

Folha – Qual a maior função da literatura? 

Mônica – A maior função é inspirar. Qualquer livro que leia, ainda que seja um livro que não tenha uma proposta muito otimista, pode te dar exemplos, ideias. Essa é a maior função, além de instruir, é claro. Tem muitos livros que te dão o background para compreender tudo que tem ao redor. 

Folha – Quais suas maiores inspirações literárias? 

Mônica – Saramago. Mesmo com todo ceticismo dele (risos). Acho Saramago o melhor de todos. Mas um autor que tem me inspirado a vida inteira e que, com qualquer angustia procuro ler, é Fernando Pessoa. Ele é eterno, atual, comovente, inspirador. Tem muito autor maravilhoso. Mas qualquer um desses dois me ajuda muito. Tiram meus pensamentos negativos. Um dos livros que mais me tocou foi o Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago). Apesar de ser tão negativo, me tocou. A arte e a literatura podem inspirar mesmo sendo negativas. Pode pegar um modelo ruim e lutar para que a vida não chegue naquele ponto. Outro livro dele brilhante é ‘O Evangelho Segundo Jesus Cristo’. Imagina: um ateu falando da vida de Jesus. 

Folha – Qual personagem de ‘Os Caminhantes’ prefere? 

Mônica – Fui escrevendo, criando personagens e me apaixonando por eles. O Arthur é o mais importante de todos. Ele dá o tom de integridade, moral e questionamentos. Mas também gosto muito da Pilar. Tem um cara que é muito interessante: o Amom, que é inspirado no jeitão do meu marido. Esse personagem é um cara mais na dele, observador, mas que, quando fala, toca as pessoas. O Arthur é inspirado no meu filho mais velho. 

Folha – Quais os projetos futuros?

Mônica – Já estou escrevendo o segundo: nome ‘Elementos’. A proposta também se passa no futuro. Fala de como paramos de tentar a vida fora da terra. Se tomamos essa decisão, vamos cuidar desse planeta. Tentar a vida em outro mundo tem um custo muito alto. É melhor cuidar desse, principalmente da moral, para que não haja uma guerra.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama