Assine Já
terça, 26 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52431 Óbitos: 2149
Confirmados Óbitos
Araruama 12371 441
Armação dos Búzios 6530 72
Arraial do Cabo 1736 92
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6985 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cultura

Milton Alencar é convidado para assumir Secretaria de Cultura em Cabo Frio

Convite foi feito sem que a atual secretária, Meri Damaceno, fosse comunicada

26 junho 2019 - 12h26
Milton Alencar é convidado para assumir Secretaria de Cultura em Cabo Frio
TOMÁS BAGGIO

O cineasta Milton Alencar foi convidado nesta quarta-feira (26) para ser o novo secretário de Cultura de Cabo Frio. O convite foi feito pelo prefeito Adriano Moreno em uma reunião no gabinete. A atual secretária, Meri Damaceno, não foi convidada para o encontro e nem mesmo comunicada que seria retirada do cargo. Milton aceitou o convite e já discursou ao fim da reunião.
 
- Venho convidar, em frente a todo o nosso grupo da cultura, para compor o nosso governo como secretário - disse o prefeito Adriano.
 
VEJA TAMBÉM: Meri Damaceno fica fora de reunião sobre cultura no gabinete do prefeito nesta quarta
 
Milton, então, abraçou o prefeito e discursou já na condição de novo secretário.
 
- Me sinto honrado. Nunca entrei em um governo com um grupo tão grande apoiando. Não estou sozinho nisso. Estou com uma galera. Sei onde errei da ultima vez e vou atacar nisso. É bom ver todo esse apoio porque é fruto de um trabalho coletivo - disse Milton, que já havia sido secretário de Cultura na gestão do ex-prefeito Marquinho Mendes.
 
 
A classe artística de Cabo Frio ficou desnorteada com uma reunião fechada desta quarta, convocada pelo secretário de Governo, Miguel Alencar, filho de Milton. A polêmica estava justamente no fato da secretária de Cultura, Meri Damaceno, não ter sido convidada para o encontro. Membros do governo municipal e da classe artística já suspeitavam de uma tentativa de derrubar Meri Damaceno.
 
- A secretária não foi avisada desta reunião, nem os conselheiros de Cultura. Ninguém recebeu convite oficialmente. Somente algumas pessoas foram chamadas para esta reunião reservada. Pelo que estamos entendendo, trata-se de uma articulação - disse uma fonte do governo municipal ouvida pela reportagem antes ainda do fim do encontro.
 
Meri convocou uma reunião aberta para esta quinta-feira (27), às 18h, no Charitas, mas não planejava pedir exoneração. A reunião teria o objetivo de explicar como fica o funcionamento do Conselho de Cultura e do Conselho de Patrimônio após as exonerações de funcionários promovidas pela reforma administrativa aprovada no início do mês, além de um balanço da gestão de Meri na pasta.
 
 
A reunião desta quarta foi convocada por Miguel Alencar por intermédio do coordenador de Cultura da Câmara Municipal, Ricardo Varella. A reunião começou na sala de Miguel e passou para o gabinete do prefeito. 
 
Miguel Alencar é vereador e deixou o cargo para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura no dia 14 de março, após o ex-secretário Duca Monteiro deixar o cargo. Miguel foi eleito com plataforma voltada para o setor de Cultura. Ele, inclusive, foi secretário de Cultura na gestão interina de Aquiles Barreto, no ano passado, entre a cassação do ex-prefeito Marquinho Mendes e a realização da eleição suplementar em que Adriano Moreno saiu vitorioso. 
 
A Prefeitura foi procurada mas ainda não se pronunciou sobre o encontro.