sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Meri Damaceno fica fora de reunião sobre cultura no gabinete do prefeito nesta quarta

Membros do governo e da classe artística suspeitam de uma tentativa de derrubar a secretária do cargo.

26 junho 2019 - 12h03
Meri Damaceno fica fora de reunião sobre cultura no gabinete do prefeito nesta quarta
TOMÁS BAGGIO

A classe artística de Cabo Frio está desnorteada com uma reunião fechada convocada pelo secretário de Governo, Miguel Alencar, na manhã desta quarta-feira (26) no gabinete do prefeito Adriano Moreno. A polêmica está no fato da secretária de Cultura, Meri Damaceno, não ter sido convidada para o encontro. Membros do governo e da classe artística suspeitam de uma tentativa de derrubar a secretária do cargo.
 
- A secretária não foi avisada desta reunião, nem os conselheiros de Cultura. Ninguém recebeu convite oficialmente. Somente algumas pessoas foram chamadas para esta reunião reservada. Pelo que estamos entendendo, trata-se de uma articulação - disse uma fonte do governo municipal ouvida pela reportagem.
 
Meri convocou uma reunião aberta para esta quinta-feira (27), às 18h, no Charitas, mas, segundo pessoas próximas a ela, não planeja pedir exoneração. A reunião teria o objetivo de explicar como fica o funcionamento do Conselho de Cultura e do Conselho de Patrimônio após as exonerações de funcionários promovidas pela reforma administrativa aprovada no início do mês, além de um balanço da gestão de Meri na pasta.
 
Membros da Secretaria de Cultura se queixam de Meri não estar sendo recebida pelo prefeito nos últimos dias. De acordo com a fonte, nesta terça ela teria ficado durante horas à espera de Adriano, sem conseguir acesso ao chefe do executivo.
 
A reunião desta quarta teria sido convocada por Miguel Alencar por intermédio do coordenador de Cultura da Câmara Municipal, Ricardo Varella. A reunião começou na sala de Miguel e passou para o gabinete do prefeito. 
 
Miguel Alencar é vereador e deixou o cargo para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura no dia 14 de março, após o ex-secretário Duca Monteiro deixar o cargo. Miguel foi eleito com plataforma voltada para o setor de Cultura. Ele, inclusive, foi secretário de Cultura na gestão interina de Aquiles Barreto, no ano passado, entre a cassação do ex-prefeito Marquinho Mendes e a realização da eleição suplementar em que Adriano Moreno saiu vitorioso. 
 
Antes disso, nos dois mandatos anteriores de Marquinho (2005-2012), o pai dele, Milton Alencar, foi secretário de Cultura. Milton, inclusive, está presente na reunião reservada desta quarta. Já Miguel deixou o encontro antes do fim.
 
A Prefeitura foi procurada mas ainda não se pronunciou sobre o encontro.