quarta, 17 de abril de 2024
quarta, 17 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

'Magoada, frustrada e entristecida', diz Meri Damaceno sobre manobra para tirá-la da Cultura

Secretária ficou sabendo do convite a Milton Alencar após ter reunião com o prefeito desmarcada 

26 junho 2019 - 13h07
'Magoada, frustrada e entristecida', diz Meri Damaceno sobre manobra para tirá-la da Cultura
TOMÁS BAGGIO

A secretária de Cultura de Cabo Frio, Meri Damaceno, disse com exclusividade para a Folha no início da tarde desta quarta-feira que está "magoada, frustrada e entristecida" com a forma como está sendo retirada do cargo pelo prefeito Adriano Moreno. Durante a manhã, o prefeito fez uma reunião fechada com membros selecionados da classe artística e anunciou que o novo secretário será Milton Alencar.
 
- Fui chamada na segunda-feira pelo Miguel Alencar (secretário de Governo) e pelo Sérgio Ribamar e eles disseram que precisavam do meu cargo. Que eu poderia escolher qualquer outra área do governo para ficar, menos a Cultura. Combinei, então, que eu ficaria até o fim do mês. O Adriano marcou uma reunião comigo hoje às 9h, mas, quando cheguei no Charitas, fui informada que a reunião tinha sido adiada para as 14h. Em seguida soube da reunião que estava ocorrendo no gabinete, já anunciando o novo secretário - disse Meri.
 
VEJA TAMBÉM
Milton Alencar é convidado para assumir Secretaria de Cultura em Cabo Frio
Meri Damaceno fica fora de reunião sobre cultura no gabinete do prefeito nesta quarta
 
A secretária afirmou que irá entregar o cargo na segunda-feira, e que a reunião marcada para esta quinta (27) no Charitas, às 18h, aberta ao público, está mantida.
 
Meri afirma, portanto, que não tinha conhecimento que o novo secretário seria anunciado nesta quarta, em uma reunião para a qual não foi convidada. Milton aceitou o convite e já discursou ao fim da reunião.
 
- Venho convidar, em frente a todo o nosso grupo da cultura, para compor o nosso governo como secretário - disse o prefeito Adriano.
 
Milton, então, abraçou o prefeito e discursou já na condição de novo secretário.
 
- Me sinto honrado. Nunca entrei em um governo com um grupo tão grande apoiando. Não estou sozinho nisso. Estou com uma galera. Sei onde errei da ultima vez e vou atacar nisso. É bom ver todo esse apoio porque é fruto de um trabalho coletivo - disse Milton, que já havia sido secretário de Cultura nas gestões dos ex-prefeitos Marquinho Mendes e Alair Corrêa.
 
A classe artística de Cabo Frio ficou desnorteada com a reunião fechada desta quarta, convocada pelo secretário de Governo, Miguel Alencar, filho de Milton. A polêmica estava justamente no fato da secretária de Cultura, Meri Damaceno, não ter sido convidada para o encontro. Membros do governo municipal e da classe artística já suspeitavam de uma tentativa de derrubar Meri Damaceno.
 
- A secretária não foi avisada desta reunião, nem os conselheiros de Cultura. Ninguém recebeu convite oficialmente. Somente algumas pessoas foram chamadas para esta reunião reservada. Pelo que estamos entendendo, trata-se de uma articulação - disse uma fonte do governo municipal ouvida pela reportagem antes ainda do fim do encontro.
 
A reunião desta quarta foi convocada por Miguel Alencar por intermédio do coordenador de Cultura da Câmara Municipal, Ricardo Varella.
 
Miguel Alencar é vereador e deixou o cargo para assumir a Secretaria de Governo da Prefeitura no dia 14 de março, após o ex-secretário Duca Monteiro deixar o cargo. Miguel foi eleito com plataforma voltada para o setor de Cultura. Ele, inclusive, foi secretário de Cultura na gestão interina de Aquiles Barreto, no ano passado, entre a cassação do ex-prefeito Marquinho Mendes e a realização da eleição suplementar em que Adriano Moreno saiu vitorioso.
 
A Prefeitura de Cabo Frio se manifestou oficialmente no início da tarde por meio de nota. O texto diz que "o prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, se reuniu nesta quarta-feira, 26, com representantes de diversos segmentos da Cultura municipal" e que "foram os próprios artistas que solicitaram a reunião, com a presença da subsecretária de Cultura, Heliamar Reis". De acordo com a nota, "a secretária, Mari Damasceno, foi comunicada de seu desligamento do cargo na última segunda-feira".
 
"Os representantes da Cultura manifestaram as demandas da categoria e sugeriram o nome do cineasta Milton Alencar para assumir a pasta. Milton já assumiu a pasta em outros governos e, segundo os artistas, possui ampla experiência no segmento", finaliza o texto.