terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
zeppelin

​Livro sobre acidente na 2ª Guerra ganha mais uma edição

'k-36 - O Zeppelin que caiu no Cabo' conta história que marcou Arraial do Cabo

22 outubro 2019 - 12h21
​Livro sobre acidente na 2ª Guerra ganha mais uma edição

O livro ‘K-36 – O Zeppelin Que Caiu no Cabo’ acaba de ter a sua quarta edição reimpressa pela Sophia Editora. O livro pode ser encontrado na sede da Folha dos Lagos, na Rua Major Belegard 502, Centro de Cabo Frio, e no quiosque Papaletras, no Shopping Park Lagos. Também está à venda no site da editora.

O dirigível norte-americano que se chocou com o morro da Ilha do Farol colocou Arraial no mapa da Segunda Guerra. O autor contatou a enteada do piloto Richard Widdicombe, Christy Charry, para abrir o baú de recordações do veterano de guerra e já pensa em complementar as informações publicadas na primeira edição.

A história começa a ser escrita por causa de um alicate, repassado de geração em geração. O autor ouvia atenciosamente as histórias do avô sobre o alicate que ganhou por participar do resgate.

– Fui criado com meu avô contando as histórias do Zeppelin. Com o passar do tempo, ele faleceu e o alicate ficou com meu pai, que passou para mim. Certo dia, por curiosidade, fui buscar a marca do alicate. Encontrei um post do fabricante dizendo que, entre 1940 e 1945, fornecia inúmeras ferramentos ao Departamento de Defesa americano. Foi aí que descobri – revela.

Apesar do impacto, apenas dois dos dez tripulantes ficaram feridos levemente. O grande susto, contudo, não teve a devida documentação pelas autoridades norte-americanas e brasileiras na época, o que exigiu de Leandro, que é tecnólogo em petróleo e gás, um minucioso trabalho de pesquisa que durou cerca de dois anos e custou cerca de R$ 4 mil do próprio bolso. As informações necessárias para a conclusão do trabalho foram obtidas graças a uma rede de entrevistados que expandiu-se pouco a pouco e incluiu veteranos de guerra e quatro testemunhas.