quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
DOS SAMBAQUIEIROS AOS CABO-FRIENSES

Lançamento da Sophia Editora sobre história de Cabo Frio faz sucesso entre os leitores

Obra dos professores José Francisco de Moura e Luiz Guilherme Scaldaferri conta trajetória da cidade da pré-história aos dias atuais

29 novembro 2020 - 10h00Por Rodrigo Branco

Recém-lançado pela Sophia Editora, o livro ‘História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses (c. 3.720 a. C. – 2020)’ já pode ser considerado um sucesso imediato de público, tanto pela grande procura para compra, como pelas reações de quem já começou a folhear algumas das 394 páginas da obra dos professores José Francisco de Moura, o Professor Chicão, e Luiz Guilherme Scaldaferri. 

No livro, de forma didática e com riqueza de detalhes, os autores compilam milênios de história, desde o período dos sambaquis até 2020. O documento histórico já é considerado uma publicação de referência para pesquisadores, professores, acadêmicos ou apenas amantes da trajetória do sétimo município mais antigo do Brasil. Na opinião do ex-deputado e advogado Janio Mendes, o livro é “mais rico e completo registro de nossa rica história”.

“No curso de minhas andanças, restavam minhas palavras, cuja comprovação somente era encontrada em cartografias, livros raros ou nos arquivos de órgãos como a Fundação CIDE ou o IBGE. Com alegria, vejo-as acessíveis e universalizadas no livro " História de Cabo Frio - dos sambiquieiros aos cabo-frienses. Parabéns aos autores José Francisco de Moura e Luiz Guilherme Scaldaferri”, publicou Janio, em suas redes sociais.

Apaixonado pela história de Cabo Frio, o tabelião Flávio Rosa não esquece a cidade natal, mesmo trabalhando atualmente em Maricá. Para aplacar a saudade, Tiziu, como é conhecido, tratou de comprar um dos exemplares para mergulhar fundo na memória do município, fundado em 1615. Ele foi só elogios ao texto, à revisão e à diagramação do livro, cuja compra tratou de recomendar.

– Creio que o livro veio pra atender uma necessidade da gente aqui de Cabo Frio, onde nascemos, fomos criados, ou viemos morar. Aqui, na verdade, é um berço de todos nós. A professora Denize Alvarenga falou na apresentação uma coisa que mexeu muito comigo: só ama quem conhece. E para conhecer a história só por meio de um livro desse aqui, muito bem trabalhado – enalteceu.

O engenheiro civil Fernando Frauches comprou o livro atrás de passagens curiosas referentes a pessoas e lugares marcantes da cidade. Ele prometeu nomear um dos seus próximos empreendimentos em referência a algum aspecto encontrado na obra literária. 

Frauches relata que o seu interesse pela publicação acabou influenciando a filha, a pequena Maria Fernanda, de sete anos, que não apenas já leu as primeiras páginas, como tirou dúvidas com o pai.

– Estava com o livro no carro e ela perguntou o que era. Disse que era um livro da história de Cabo Frio e ela perguntou: “é a história de onde eu nasci”?” Ela pegou e começou a ler, claro, dentro das limitações dela, mas ficou me perguntando. Agora, sempre que folhear o livro, vou  botá-la do meu lado. É muito interessante esse lado da criança querer entender a história do município que ela nasceu  – destacou o engenheiro.

Onde encontrar – O livro pode ser adquirido no site www.sophiaeditora.com.br e diretamente com os autores (22 98809-2971).