Assine Já
segunda, 25 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
DOS SAMBAQUIEIROS AOS CABO-FRIENSES

Lançamento da Sophia Editora sobre história de Cabo Frio faz sucesso entre os leitores

Obra dos professores José Francisco de Moura e Luiz Guilherme Scaldaferri conta trajetória da cidade da pré-história aos dias atuais

29 novembro 2020 - 10h00Por Rodrigo Branco

Recém-lançado pela Sophia Editora, o livro ‘História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses (c. 3.720 a. C. – 2020)’ já pode ser considerado um sucesso imediato de público, tanto pela grande procura para compra, como pelas reações de quem já começou a folhear algumas das 394 páginas da obra dos professores José Francisco de Moura, o Professor Chicão, e Luiz Guilherme Scaldaferri. 

No livro, de forma didática e com riqueza de detalhes, os autores compilam milênios de história, desde o período dos sambaquis até 2020. O documento histórico já é considerado uma publicação de referência para pesquisadores, professores, acadêmicos ou apenas amantes da trajetória do sétimo município mais antigo do Brasil. Na opinião do ex-deputado e advogado Janio Mendes, o livro é “mais rico e completo registro de nossa rica história”.

“No curso de minhas andanças, restavam minhas palavras, cuja comprovação somente era encontrada em cartografias, livros raros ou nos arquivos de órgãos como a Fundação CIDE ou o IBGE. Com alegria, vejo-as acessíveis e universalizadas no livro " História de Cabo Frio - dos sambiquieiros aos cabo-frienses. Parabéns aos autores José Francisco de Moura e Luiz Guilherme Scaldaferri”, publicou Janio, em suas redes sociais.

Apaixonado pela história de Cabo Frio, o tabelião Flávio Rosa não esquece a cidade natal, mesmo trabalhando atualmente em Maricá. Para aplacar a saudade, Tiziu, como é conhecido, tratou de comprar um dos exemplares para mergulhar fundo na memória do município, fundado em 1615. Ele foi só elogios ao texto, à revisão e à diagramação do livro, cuja compra tratou de recomendar.

– Creio que o livro veio pra atender uma necessidade da gente aqui de Cabo Frio, onde nascemos, fomos criados, ou viemos morar. Aqui, na verdade, é um berço de todos nós. A professora Denize Alvarenga falou na apresentação uma coisa que mexeu muito comigo: só ama quem conhece. E para conhecer a história só por meio de um livro desse aqui, muito bem trabalhado – enalteceu.

O engenheiro civil Fernando Frauches comprou o livro atrás de passagens curiosas referentes a pessoas e lugares marcantes da cidade. Ele prometeu nomear um dos seus próximos empreendimentos em referência a algum aspecto encontrado na obra literária. 

Frauches relata que o seu interesse pela publicação acabou influenciando a filha, a pequena Maria Fernanda, de sete anos, que não apenas já leu as primeiras páginas, como tirou dúvidas com o pai.

– Estava com o livro no carro e ela perguntou o que era. Disse que era um livro da história de Cabo Frio e ela perguntou: “é a história de onde eu nasci”?” Ela pegou e começou a ler, claro, dentro das limitações dela, mas ficou me perguntando. Agora, sempre que folhear o livro, vou  botá-la do meu lado. É muito interessante esse lado da criança querer entender a história do município que ela nasceu  – destacou o engenheiro.

Onde encontrar – O livro pode ser adquirido no site www.sophiaeditora.com.br e diretamente com os autores (22 98809-2971).

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.