Assine Já
quinta, 21 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
CULTURA

Inscrições para edital de apoio a museus durante a pandemia terminam nesta quinta (13)

Projeto é patrocinado pela Oi Futuro e pelo Governo do Estado do Rio

13 maio 2021 - 08h30Por Redação

Qual é o futuro dos museus no mundo pós-pandemia? Como podem engajar e ampliar seu público? Como preservar seus acervos e buscar sustentabilidade? Pensando nessas questões, o Oi Futuro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC) e a empresa Coeficiente Artístico lançaram o edital do projeto HUB+, que vai selecionar 10 museus de todo o estado do Rio de Janeiro para ciclo de formação e qualificação, por meio de mentoria técnica, voltada para ampliação de acesso, inovação, dinamização, com foco em educação, acessibilidade e preservação de acervos.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o setor de museus brasileiros, apoiando os museus fluminenses para enfrentarem os desafios no contexto da pandemia a desenvolverem novas estratégias de atuação e conexão com o público brasileiro daqui para frente. O conteúdo do processo permanecerá numa plataforma digital pública, para pesquisa de museus interessados em todo o Brasil.

Museus de todo o estado do Rio de Janeiro podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 13 de maio  pelo site: www.projetohubmais.com.br ou pelas redes sociais do programa e canais do Oi Futuro e da SECEC do RJ.  O projeto é patrocinado pela Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Dados Museus:

Dados do Cadastro Fluminense de Museus (CFM), referentes às áreas de educação, preservação e acessibilidade, temáticas alinhadas com a proposta do programa HUB+, apontam que o estado do Rio possui 340 museus existentes em seu território de diferentes tipologias e administrações.

Pelo levantamento realizado de setembro a outubro de 2020, pela Superintendência de Museus da SECEC/RJ, sobre as atividades virtuais dos museus durante a pandemia, o relatório identificou que, dos 162 museus presentes na cidade do Rio de Janeiro, 71 instituições vêm atuando em programas e atividades digitais com caráter educativo cultural, o que corresponde a 43,8% dos museus. Outras 92 instituições, reduziram suas atividades nesse período, ou não desenvolveram programação virtual, o que corresponde a 56,2% dos museus.

Dados do ICOM – Conselho Internacional dos Museus no Brasil apontam que 52% das instituições estão adotando novas práticas de trabalho, combinando atividades presenciais e remotas. Ainda, segundo o estudo, 51,9% dos museus pretendem atuar no ambiente digital para se comunicar mais ativamente com seus públicos

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.