terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos beer fest
Cultura

"História de Cabo Frio contada à minha filha": livro é lançado pela Sophia Editora

Obra traz um passeio pela cidade com muito aprendizado para as crianças

22 outubro 2021 - 12h30Por Redação

Um passeio em família pela cidade, com paradas na Praia do Forte, Morro da Guia e Museu de Arte e Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart), é o mote do livro "História de Cabo Frio contada à minha filha", lançado pela Sophia Editora. Escrita pelo historiador Luiz Guilherme Scaldaferri, a obra conta com o colorido das ilustrações de Yuri Vasconcellos. Uma tarde de autógrafos será realizada para marcar os 406 anos da cidade, no dia 13 de novembro. O livro já pode ser adquirido no site da editora: https://www.sophiaeditora.com.br/historia-de-cabo-frio-contada-a-minha-filha.

A protagonista é a jovem Liz, filha de Luiz Guilherme, que vive momentos de aprendizado e curiosidade aguçada ao descobrir detalhes sobre a cidade centenária onde mora. A publicação também traz lendas, causos e particularidades da memória do município, convidando as crianças a conhecerem mais sobre Cabo Frio. 
"Tenho feito um trabalho de quase 20 anos de divulgação da história local, em especial a de Cabo Frio e a de São Pedro da Aldeia. Muitas pessoas falavam que eu deveria produzir algo para crianças. Desde o nascimento da minha filha, há 5 anos, comecei a pensar mais seriamente sobre a questão, sobretudo a partir do momento em que passei a ler para ela", conta Scaldaferri.

Como material extra, o autor produziu um caderno com mais de 30 atividades (cruzadinha, caça-palavra, jogo dos erros, quebra-cabeça, desenhos para colorir, palavra secreta, memória, labirinto etc). O download do caderno pode ser feito no site da Sophia.

Sobre o autor - Luiz Guilherme Scaldaferri é professor e historiador.  Pela Sophia, Luiz Guilherme também lançou “História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses (c. 3.720 a. C. – 2020)”, em coautoria com José Francisco de Moura, e “Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios – Séculos XVIII e XIX”, com Rose Fernandes. O pesquisador acaba de ser agraciado com  diploma Otime Cardoso dos Santos, por conta de sua contribuição à pesquisa e preservação da memória da cidade.

Ficha técnica
TIPO brochura
FORMATO 24x24
PÁGINAS 52
PESO 120 gramas
ISBN 978-65-88609-15-6