sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Rio das Ostras

Fundação de Cultura oferece novos cursos livres em Rio das Ostras

Os cursos com vagas abertas são os de artesanato em EVA, panificação artesanal, criação poética de letra de música, dança terapêutica e pátina e restauração

13 agosto 2019 - 16h22Por Redação I Foto: divulgação
Fundação de Cultura oferece novos cursos livres em Rio das Ostras

Colaborar com a capacitação, possibilitando a geração de renda, além de oferecer uma atividade de entretenimento. Esses são os objetivos da Fundação Rio das Ostras de Cultura com os novos cursos livres oferecidos em três de suas unidades: Casa de Cultura Bento Costa Júnior, Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro e Fundição Escola de Artes e Ofícios.

Os cursos com vagas abertas são os de artesanato em EVA, panificação artesanal, criação poética de letra de música, dança terapêutica e pátina e restauração. A mensalidade é R$ 85,00. Confira abaixo mais detalhe sobre os cursos oferecidos.

CASA DE CULTURA

 Artesanato em EVA – Na inscrição, os alunos vão receber a lista de materiais que devem adquirir para participar das aulas, que serão ministradas por Silvana Trajano. O curso tem duração de cinco meses (agosto a dezembro) e duas turmas, às segundas-feiras, nos seguintes horários: das 9h30 às 11h30 ou das 14h às 16h. A idade mínima para participar é 15 anos.

EVA deriva do inglês Ethylene Vinyl Acetate e, em português, equivale a acetato-vinilo de etileno. Esse material pode ser utilizado para decoração de festas e ornamentação de espaços e objetos.

Panificação Artesanal – Durante cinco meses (agosto a dezembro) será possível aprender a confeccionar pães com ingredientes variados, mais saudáveis que os da panificação industrial. São duas turmas, conduzidas pela instrutora Maria José Paula, com aulas às sextas feiras: das 9h30 às 12h30 ou das 14h às 17h. A idade mínima para participar é 12 anos.

A Casa de Cultura Bento Costa Júnior fica na Rua Dr. Bento Costa Júnior, 70, Centro, em frente à Praça São Pedro. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Telefone para informações: 2764-1768.

CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

A Letra da Música – Criação Poético Musical –  O curso será ministrado pelo compositor e músico Cezar de Mercês, que iniciou a carreira como baixista do grupo “O Terço”, junto com Flávio Venturini e Vinícius Cantuária. Ao lado dos Mutantes, a banda foi uma das mais importantes da cena roqueira na década de 1970.
Com cinco meses de duração (agosto a dezembro), o curso acontece às segundas-feiras e tem duas turmas: 9h30 às 11h30 ou 14h às 16h. O objetivo é apresentar os caminhos poéticos e melódicos do texto musical ao público interessado em escrever letras de canções. A idade mínima para participar é 16 anos.

Free Dance Terapia – Com o objetivo terapêutico, o curso ministrado por Ruth Carvalho dos Anjos vai ensinar a harmonizar corpo e mente por meio da dança. As turmas serão às quartas ou às quintas e abertas a todas as idades, a partir de 7 anos. Ao longo das aulas, os alunos passam por diversas etapas de transformação, mostrando a importância da dança como instrumento de consciência corporal.

Os horários das turmas de quartas são os seguintes: 13h, 14h ou 19h. Na quinta, as turmas são às 9h, 10h ou 11h. As aulas têm uma hora de duração e o curso será de agosto a dezembro.

A localização do Centro de Formação Artística é Praça José Pereira Câmara, s/nº- Centro. O funcionamento da secretaria é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Informações pelo telefone 2764-6376.

FUNDIÇÃO ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS

Pátina e Restauração – Com inscrições abertas, o curso vai começar no dia 26 de agosto, terá dois meses de duração e uma única turma, com no máximo 15 alunos. O material será fornecido pelo instrutor João Luiz Carneiro.

Para participar, é preciso ter idade mínima de 12 anos. As aulas são duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h. Durante o curso, o participante vai aprender variadas técnicas de pátina e restauração de objetos.

A Fundição Escola de Artes e Ofícios fica na Rua Beija Flor, s/nº, Colinas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 14h às 16h. Informações pelo telefone 2760-6322.