domingo, 28 de abril de 2024
domingo, 28 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Forró de Aroeira celebra o poder feminino neste domingo (31)

Evento acontece de graça na Praça do Guta, na Praia do Forte, a partir das 17h30

29 março 2024 - 12h49Por Redação
Forró de Aroeira celebra o poder feminino neste domingo (31)

Finalizando o mês do protagonismo feminino, o Forró de Aroeira abre os trabalhos do projeto este ano com a edição especial “Flores e Raízes”, em homenagem à todas as mulheres que fazem parte do circuito do forró e demais apreciadoras. O evento acontecerá neste domingo (31) a partir das 17h30 na Praça do Guta, que fica ao lado da Pista de Skate da Praia do Forte. O baile vai acontecer de forma gratuita e contará com a apresentação de um time de mulheres no palco composto por: Suelen Jabbou e Laila Mathias, musicistas de Cabo Frio, e Negadeza e Marcela Coelho, ambas diretamente do Rio de Janeiro para firmar o intercâmbio cultural do Forró de Aroeira. Nos intervalos, a Dj Nana Clara fará sets de brasilidades e forrós. O evento contará ainda com a participação especial da sanfoneira Nanda Guedes e do bloco de forró DiCabo a Rabo.

A edição “Flores e Raízes” foi contemplada pelo Edital Estadual da Lei Paulo Gustavo “Música nas Ruas” da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. Além das atrações principais, o bloco do forró DiCabo a Rabo e a sanfoneira Nanda Guedes farão participações especiais na noite de domingo.

"Vamos aproveitar o ensejo de último dia do mês em que as mulheres têm mais destaque em suas causas, e vamos convidar as representantes da Ocupação de Mulheres da Região dos Lagos - Casa de Referência Inês Etiene Romeu, para contarem tanto sobre o trabalho de ocupação da casa como também do trabalho de acolhimento à mulheres vítimas de violência doméstica", explica uma das produtoras do evento, Karenn Varella.

Com mais de 25 edições, o projeto acontece desde 2021 e desde seus primeiros bailes engrossa o caldo do "Forró sem Assédio".

“Nós temos uma parceria com as meninas do coletivo ‘Forró sem Assédio’ que atua mais forte no Rio de Janeiro. Nós, como duas mulheres à frente de um projeto independente, tivemos que buscar posicionamento contra o assédio nos eventos. Já espalhamos mais de 200 réguas do ‘assediômetro’, que explica os níveis de assédio, principalmente aqueles que os homens acham que não são", conta Mariana Ricci, também produtora do evento.

Evento acontece há dois anos fomentando o intercâmbio cultural

“O objetivo principal do Forró de Aroeira é fomentar a cultura popular através de dois formatos de evento: com um baile mensal temático fechado com bilheteria e com o “Forrozin Aleatório do Aroeira” num formato menor e gratuito, na orla da Praia do Siqueira”, explica Karenn.

“Em ambos os formatos o Forró de Aroeira visa o intercâmbio cultural entre os artistas locais e de todo o país. Já tivemos em nossos palcos músicos como Cleber Gonzaga, sanfoneiro sobrinho neto de Gonzaguinha dentre outros que até hoje quando passam pela região, nos procuram para participar do projeto", finaliza Mariana.