Assine Já
sábado, 13 de agosto de 2022
Região dos Lagos
25ºmax
15ºmin
VIAJE BEM Confira 331 hospedagens bem avaliadas na Região dos Lagos
TRADIÇÃO

Folia de Reis será celebrada nesta quinta-feira (6), em Cabo Frio

Grupos "Estrela do Oriente" e "Estrela D´alva" comandam os festejos a partir das 20h, na Praça da Cidadania

04 janeiro 2022 - 14h10Por Redação

Mantendo viva a cultura tradicional e popular de Cabo Frio, a Praça da Cidadania, na Praia do Forte, será palco da Folia de Reis, tradicional festa cristã que será celebrada pela Prefeitura de Cabo Frio, nesta quinta-feira (06), a partir das 20h. A programação é gratuita e será comandada pelos grupos folclóricos “Estrela do Oriente” e “Estrela D´alva”.

A Folia de Reis é uma manifestação folclórica que celebra a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. A festa se caracteriza como um cortejo de cantos religiosos ou humorísticos, com elementos musicais e presença de vários instrumentos, como acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas e pandeiros, entre outros, em que os participantes visitam casas de porta em porta com a cantoria.

Cada componente tem um papel: o dono da folia tira o alvará de saída junto ao delegado; o mestre folião puxa o coro e comanda as entradas com um apito; o palhaço, comparado ao rei Herodes, é muito admirado pelo público, que vibra com sua dança e seus versos desconcertantes, e o alferes conduz a bandeira, espécie de andor. A bandeira representa para a Folia de Reis o que a estrela guia representou para os reis magos.

A Folia de Reis é Patrimônio Cultural Imaterial de Cabo Frio, desde que a Lei 3.268/2021, de autoria do atual secretário de Governo e vereador licenciado, Davi Souza, foi sancionada pelo prefeito José Bonifácio em março do ano passado. Com a sanção, o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, passou também a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Cabo Frio.

“Essa lei foi criada justamente pra termos a tradição eternizada na cidade. As ações promovidas pelos grupos fortalecem os laços de convivência na sociedade cabo-friense por meio da simbologia e da luta apresentadas por quem não deixa essa cultura se apagar. A Folia de Reis é patrimônio de Cabo Frio e jamais deixaremos de contar essa história”, declarou o secretário de Governo, Davi Souza.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.