sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Folia de Reis, em Cabo Frio, será celebrada neste fim de semana na Praça da Cidadania e em Tamoios

Festejos vão acontecer nesta sexta (27), próximo à Praia do Forte, e no domingo (29), no Pontal de Santo Antônio

24 janeiro 2023 - 10h32Por Redação
Folia de Reis, em Cabo Frio, será celebrada neste fim de semana na Praça da Cidadania e em Tamoios

A Folia de Reis, em Cabo Frio, será celebrada neste fim de semana, na área central de Cabo Frio e em Tamoios. Os festejos vão acontecer na Praça da Cidadania, nesta sexta-feira (27), a partir das 20h, e no Pontal de Santo Antônio, no domingo (29), às 10h. A celebração foi transferida de sua data original, em 6 de janeiro, devido às condições do tempo naquela ocasião.

O tradicional evento de cultura popular tem programação gratuita, com a participação dos grupos folclóricos “Estrela do Oriente” e “Estrela D’alva”. A folia “Boi da Abissínia” vai abrir espaço para os grupos passarem com o cortejo no meio do público.

A Folia de Reis é Patrimônio Cultural Imaterial de Cabo Frio, desde que a Lei 3.268 foi sancionada pelo prefeito José Bonifácio em março de 2021. Com a sanção, o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, passou também a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade.

O festejo é uma manifestação folclórica que celebra a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. A festa se caracteriza como um cortejo de cantos religiosos e humorísticos, com elementos musicais e presença de vários instrumentos, como acordeons, violões, violas, reco-reco, caixas, pandeiros, entre outros.