sábado, 04 de maio de 2024
sábado, 04 de maio de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

'Foi traição', diz Meri Damaceno ao coordenador de Cultura da Câmara

Postagem no Facebook rendeu discussão entre a secretária de Cultura e Ricardo Varella sobre a saída dela

27 junho 2019 - 12h16
'Foi traição', diz Meri Damaceno ao coordenador de Cultura da Câmara
TOMÁS BAGGIO

Uma postagem no Facebook sobre a saída de Meri Damaceno da Secretaria de Cultura rendeu uma discussão, na manhã desta quinta-feira (27), entre ela e o coordenador de Cultura da Câmara Municipal, Ricardo Varella. A postagem foi feita pelo dançarino Allan Lobato. Varella entrou na história e disse que a troca na Secretaria de Cultura "não foi perseguição". Meri rebateu, chamando o episódio de "traição".
 
A postagem de Allan Lobato foi feita às 7h41. No texto ele dizia:
 
- A perseguição já começou, fui removido de dois grupos de cultura de Cabo Frio.
 
Allan vinha recebendo a solidariedade de colegas quando, às 8h27, Ricardo Varella, que chamou membros selecionados da classe cultural, a pedido do secretário de Governo, Miguel Alencar, para a reunião de quarta no gabinete do prefeito em que o pai de Miguel, Milton Alencar, foi convidado para ocupar o lugar de Meri na Secretaria de Cultura, respondeu:
 
- Não foi perseguição. Foi escolha. Admiro a sua arte e o que você faz. Boa sorte - disse Varella, que completou no comentário seguinte:

- Cada um com sua visão da verdade. E a bem desta verdade aquela reunião só aconteceu dois dias depois que a Secretária havia sido comunicada que sairia agora no final do mês. Não participei de nenhuma articulação antes disto - justificou-se.
 
Na sequência, às 10h06, Meri respondeu:
 
- Foi traição. Especialmente sua, que vivia dando beijinho no meu rosto, me chamando de secretária querida, que me achava a melhor secretária do governo e blá blá blá. Tudo armado com seu protetor Miguel, o seu objetivo sempre foi me tirar da Secult, eu e toda a equipe. Você deve realmente me achar incompetente. Porém quero dizer que o povo da minha cidade não pensa como você. Pessoas que têm atitudes falsas como você e sua corja é que fu* minha terra durante todos esses anos, e você faz parte disso. Espero que sua filha faça bom proveito da portaria que ganhou. Até a acho bastante competente e uma menina merecedora, mas infelizmente ela está entrando na vida pública de maneira equivocada e apadrinhada. Beijos no seu tão generoso e sincero coração - ironizou Meri.
 
Varella voltou a dizer que não articulou para a saída dela da Secretaria de Cultura.
 
VEJA TAMBÉM
Adriano fura reunião com Meri após manobra para tirá-la do cargo
'Magoada, frustrada e entristecida', diz Meri Damaceno sobre manobra para tirá-la da Cultura
Milton Alencar é convidado para assumir a Secretaria de Cultura em Cabo Frio
Meri Damaceno fica fora de reunião sobre Cultura no gabinete do prefeito
 
- Você se engana. Minha filha não tem portaria. Sempre gostei do seu trabalho, fui sincero nisto. Se você não acredita é seu problema. Sempre atendi a tudo que vocês me pediram de pronto. Não articulei absolutamente nada, só soube na quarta-feira que você foi afastada e me pediram para marcar uma reunião com segmentos. Foi o que fiz, inclusive tinham vários conselheiros e funcionários, além de outros secretários. Nunca que pedi absolutamente nada. Todos sabem e vocês sempre souberam que faço parte do grupo político de Miguel Alencar. Tenho orgulho disso. Sempre respeitei os artistas e a cultura. Você fez em sua gestão coisas muito boas e eu admiro isto. Se não pode ficar, isto é uma decisão do prefeito - respondeu ele.
 
Meri rebateu mais uma vez:
 
- Sigra em frente. Que bom que sua filha não tem portaria. Então a Karen Varella do jornal deve ser outra. Peço desculpas e você segue com sua vida e eu sigo a minha - declarou ela.
 
A bailarina e servidora da Secretaria de Cultura Tatiana Prota Salomão fez coro com Meri e disse que a mudança ocorre por "interesses escusos".
 
- Quanta mentira e falsidade para justificar o injustificável. Foi armado, foi traição, foi feio, mau caráter, foi por interesses escusos e não pela cultura cabofriense e nem pelo artista. Senão, ficava Meri e a equipe que estava fazendo cultura com respeito, honestidade, dignidade e verdade. Decepção total. Mais do mesmo, a sujeirada de sempre - afirmou ela.
 
O ex-secretário de Cultura José Facury lembrou de episódios ocorridos no passado em relação ao setor.
 
- Estas articulações de gabinete com o mesmo e "notável" grupo são bem comuns. Aconteceram em 2009 contra o (Guilherme) Guaral, com Zé Correia em 2010, comigo em 2015 e agora em 2019. Os prefeitos bananas aceitaram. Uns outros rejeitaram, distribuindo portarias para os ânimos acalmarem e tomarem outra resolução - opinou Facury.
 
Manobra surpresa
 
Em uma manobra no estilo ataque surpresa, o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, anunciou na quarta-feira (26) que o cineasta Milton Alencar irá assumir a Secretaria de Cultura a partir do mês que vem. A atual secretária, Meri Damaceno, tinha uma reunião marcada com o prefeito na parte da manhã, mas o encontro foi desmarcado, e, no mesmo horário, Adriano recebeu um grupo em reunião fechada para fazer o convite a Milton. Meri ficou sabendo do convite a Milton pelo noticiário.

Em conversa com a reportagem da Folha, Meri disse com exclusividade que ficou "magoada, frustrada e entristecida" com a forma como está sendo retirada do cargo pelo prefeito Adriano Moreno. 
 
- Fui chamada na segunda-feira pelo Miguel Alencar (secretário de Governo) e pelo Sérgio Ribamar (assessor do prefeito) e eles disseram que precisavam do meu cargo. Que eu poderia escolher qualquer outra área do governo para ficar, menos a Cultura. Combinei, então, que eu ficaria até o fim do mês. O Adriano marcou uma reunião comigo hoje às 9h, mas, quando cheguei no Charitas, fui informada que a reunião tinha sido adiada para as 14h. Em seguida soube da reunião que estava ocorrendo no gabinete, já anunciando o novo secretário - disse Meri. 
 
Na parte da tarde, quando foi até a sede do governo para falar com o prefeito, mais uma surpresa. Meri foi recebida por um assessor, que informou que Adriano não estava no local. 
 
- Fui recebida pelo Sérgio Ribamar e ele disse que o prefeito teve um compromisso em Macaé em cima da hora. Acho que poderia ter avisado, né? Claro que fico chateada. Ainda mais depois de tudo o que aconteceu hoje. Fiquei lá esperando e nada. Mas nesta quinta poderemos dar uma posição melhor na reunião - disse Meri à reportagem da Folha após sair da Prefeitura.

A reunião que Meri se refere é um encontro aberto que já estava marcado para esta quinta no Charitas, às 18h, e que está mantido mesmo após o anúncio da saída dela, que fica no cargo até a próxima segunda.