sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
AGENDA

Fim de semana tem literatura, música, corrida, dança e outras atrações

Atividades acontecem em Cabo Frio, Búzios e São Pedro da Aldeia

24 março 2023 - 11h10Por Redação
Fim de semana tem literatura, música, corrida, dança e outras atrações

O final de semana está chegando e as cidades de Cabo Frio, Búzios e São Pedro da Aldeia já estão se preparando para oferecer diversas atrações culturais para os moradores e visitantes. Dança, música, artesanato e literatura são apenas algumas das atividades que estarão disponíveis e o melhor de tudo: são gratuitas e abertas à participação de toda a família. É uma oportunidade única para desfrutar do que a região tem de melhor em termos de arte e cultura, ao mesmo tempo em que se diverte e se conecta com a comunidade local.

Em São Pedro da Aldeia, nesta sexta (24) tem Feira Cultural Itinerante na praça da Baleia, das 16h às 20h. A programação inclui atividades culturais, feira de artesanato e apresentações de dança e música com a participação especial dos alunos e professores da Escola de Artes Municipal, da Orquestra Sons da Aldeia e do Ballet Municipal.

Em Cabo Frio já começou a Semana Teixeira e Sousa. Nesta sexta (24) a programação acontece na Praça Porto Rocha, no Centro. Às 15h tem Feira Literária Teixeira e Sousa; às 18h, conversa com o jornalista Octavio Perelló sobre o tema “A experiência da escrita, o objetivo de publicar e o objeto do mercado”, na Tenda Cultural, e às 21h, show com Caio Batalha: “(En)Canta Milton”.

No sábado (25), no mesmo local, tem feira literária às 15h, e às 21h apresentação da Companhia Musical Acorde Maior apresenta: “Milton: Nascimento, Encontros e Despedidas.” Antes (18h), na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), a Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF) apresenta painel temático e sarau festivo com música e poesia.

No domingo (26) a programação começa na Praça Porto Rocha, às 15h, com feira literária, e às 20h com Baile Charme e Slam “Ecoando Vozes Negras”. Durante a atividade, artistas cabo-frienses vão expressar na rua, suas artes inspiradas nas obras Teixeira e Souza e Milton Nascimento. Já no Palácio das Águias a programação acontece às 16h com o painel literário “A grande mídia e os movimentos populares”, com as jornalistas Clarissa Souto e Pétala Cormann.

A programação da Semana Teixeira e Sousa segue durante a semana. Na segunda (27) tem feira literária às 15h na Praça Porto Rocha com programação exclusiva para estudantes. às 19h30, no Palácio das Águias, acontece o lançamento do livro “O Primeiro Romancista Brasileiro Recebe Uma Mensagem Secreta para Comunicar A D Pedro ll”, de José Correia Baptista. Na terça (28), das 15h às 15h30, tem  “Vinícius Santa Rosa em Poesia”, na Tenda Cultural da Praça Porto Rocha, seguida de roda de conversa (16h) com editores, coletivos literários e autores; apresentação do Coral Escola Teixeira e Sousa (17h30), sob a regência de Susana Cazaux e José Vinicius Sampaio, e encerramento com Samba das Matas (20h30). Já no Palácio das Águias a programação acontece às 19h com painel literário “Uma Análise Filológica do Romance o Filho do Pescador”, com Arivaldo Sacramento e Fernanda Felisberto, e às 20h com entrega da Comenda Teixeira e Sousa aos homenageados.

Ainda em comemoração ao mês da mulher, o Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, promove a ação social “Empodere-se, Mulher!” neste domingo (26), das 10h às 14h, no estacionamento. Na programação, música ao vivo com Paulinha Azevedo (MPB) e Roda de Conversa com profissionais das áreas de saúde física, mental e emocional da mulher, além de apresentações de Dança, Wellness e Fit Dance. O evento promove, ainda, sorteio de brindes e serviços gratuitos de corte de cabelo, trança, maquiagem, cílios e sobrancelhas.
 
Junto com o “Empodere-se”, acontece a primeira etapa do Circuito Evolution Park Lagos de Corrida 2023. O evento vai das 7h às 13h, no estacionamento do shopping, com programação para toda a família: música (DJ e banda ao vivo), brindes, espaço infantil gratuito e aulões de aquecimento e de ritmos variados de dança. As provas são divididas nas categorias Corrida 5km, Corrida 10km, Caminhada 5km e PCD (pessoas com deficiência). As largadas acontecem às 8h, enquanto as atividades de lazer duram toda a manhã, até às 13h, no estacionamento (ponto de largada e chegada das provas). O Circuito Park Lagos de Corrida terá outras três etapas ao longo do ano: 25 de junho, 24 de setembro e 17 de dezembro.

Em Búzios a programação acontece nesta quarta (29): das 8h30 às 16h, na Praça Dona Dita, no bairro Ferradura, a Prefeitura vai realizar uma mostra circense em comemoração ao Dia Nacional do Circo.