quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
33°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ESQUETES DE VOLTA

Fesq Cabo Frio retorna com edital para Festival de Teatro on-line em 2021

Grupos selecionados receberão cachê para a realização das gravações em Cabo Frio, no mês de abril

17 março 2021 - 15h00Por Redação

Pioneiro na apresentação de cenas curtas de teatro no Brasil, o Fesq está de volta em Cabo Frio. Nesta 15ª edição, o evento surge remodelado e ampliado como Festival de Teatro, e será realizado pela primeira vez em plataforma online.

As inscrições estão abertas para grupos de todo o Brasil, até o dia 31 de março, pelo site: www.fesqcabofrio.com. Os selecionados receberão cachê para a realização das gravações no mês de abril, em Cabo Frio, sem a presença de plateia. A exibição ao público será do dia 28 de abril ao dia 9 de maio, totalmente gratuita, pela internet.

A realização do evento em plataforma online é motivada pelo fechamento das casas de espetáculo, em virtude da pandemia do coronavírus e da necessidade de distanciamento social. O produtor cultural Pablo Alvarez explica que os eventos de teatro e os grupos artísticos precisaram se adaptar a essa realidade.

"Durante este período de pandemia, os artistas independentes perderam a possibilidade de realizar espetáculos, de desenvolver seu trabalho e, principalmente, de promover os espaços de encontro tão importantes para a troca e evolução do fazer artístico e social. Por conta deste contexto, em edição especial, o 15° Fesq realiza sua primeira edição online, para seguir abrindo espaço para o fazer teatral, conectando palco e plateia, agora em suas casas, para celebrar e democratizar ainda mais o acesso ao teatro brasileiro", afirma Pablo.

A programação deste ano irá contar com cinco espetáculos e 20 esquetes teatrais, além de apresentações de shows musicais, debates, oficinas e intervenções artísticas. Para esta edição, o cachê para os espetáculos será de R$ 4.000, e o cachê para esquetes será de R$ 1.400. O edital completo com as regras está no site do evento.

O Fesq 2021 é uma realização da Evohé Produções, com comunicação do Bunker Studio, financiamento cultural da Lei Aldir Blanc (Governo do Estado do Rio de Janeiro e Governo Federal), apoio da Prefeitura de Cabo Frio e do Ponto Musical.

O Fesq é realizado desde 2003, sendo um dos eventos pioneiros de cenas curtas de teatro no Brasil. As edições do festival costumam reunir profissionais e amantes das artes cênicas de vários lugares do país e da América Latina, com caráter lúdico e festivo.