sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Feira Literária é aberta na Casa de Cultura Joaquim dos Santos, em São Pedro

Visitação à exposição de livros pode ser feita até 31 de outubro na Casa da Cultura

21 outubro 2022 - 08h00Por Redação
Feira Literária é aberta na Casa de Cultura Joaquim dos Santos, em São Pedro

Até o dia 31 de outubro, os amantes da literatura podem aproveitar uma programação especial na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos com a inauguração da 2ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia, a FLISPA. Mais de 50 livros de gêneros diversos estão em exibição e à venda no local, dentre romances, contos, crônicas, poesias, biografias e histórias infantis. A visitação gratuita fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A feira é uma realização da empresa Notícias de São Pedro da Aldeia Gráfica e Editora e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento de inauguração, na última semana, contou com diversas atividades culturais e literárias para os primeiros visitantes. A programação teve a presença dos autores participantes, aldeenses e de outras cidades da Região dos Lagos, contação de história, recitação de poesias e apresentações de dança com a participação das pequenas bailarinas do Centro Cultural Passos-Ballet, fundado há 13 anos no bairro São João.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, acompanhou toda a programação. “A repercussão da FLISPA no ano passado foi muito bacana, todos os escritores participaram de forma muito presente e este ano ficamos muito felizes em ver, novamente, a Casa cheia. É um prazer muito grande receber esse evento na Casa da Cultura e poder conhecer de perto o trabalho dos autores. Agradeço ao Renato Fulgoni, idealizador desse projeto, a todos os escritores presentes e a equipe da Secretaria de Cultura que se empenharam em conjunto na montagem dessa linda exposição”, disse.

Alinhado com o tema da FLISPA deste ano, “Natureza Literária”, a ambientação da mostra ganhou uma árvore de livros, exposição de placas da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA) e estandes temáticos da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF) e da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande (AACLIG). Além dos expositores literários, a ornamentação do espaço conta com uma exposição de quadros do artista plástico e escritor aldeense, Paulo Jorge dos Santos.

Idealizador da FLISPA, o escritor Renato Fulgoni, falou sobre o projeto. “É uma emoção muito grande promover, pelo segundo ano, a FLISPA. A literatura é tudo na minha vida e nós, escritores, sabemos o quanto é desafiador levar essa arte adiante. O meu desejo é que, assim como essa árvore de livros, nós também possamos fazer brotar em cada visitante o gosto pela leitura”, destacou Fulgoni, que também aproveitou a programação para lançar o seu mais novo livro infantil, “Tom e Suas Aventuras”.