sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'CARNAVAL RETRÔ'

Exposição de abadás no Shopping Park Lagos fica em cartaz até este domingo

Mostra conta a história dos blocos carnavalescos da cidade

17 fevereiro 2021 - 13h56Por Redação

Continua em cartaz até o próximo domingo, dia 21 de fevereiro, a exposição 'Carnaval Retrô'no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio. A mostra, que reúne cerca de 60 abadás de mais de 30 blocos de Carnaval da cidade, conta a história dos grêmios recreativos cabo-frienses.

Realizada em parceria com a Associação dos Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf), a exposição tem como objetivo valorizar a história e a cultura do Carnaval da cidade e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre o momento atual, da importância de se proteger da Covid-19.

A mostra, em formato de 'linha de tempo' e com referência retrô, reverencia também o engajamento dos blocos em diversas ações sociais, mostrando que a festa pode e deve ser inclusiva, solidária e educativa.

De 2013 a 2017, a Associação dos Blocos arrecadou alimentos para doação. Em 2018, veio a ideia de definir uma temática especial a cada ano, decisão abraçada por todas as agremiações. Desde então, já cruzaram a avenida os temas 'Carnaval Para Todos', 'Carnaval Sangue Bom' e 'Eco Folia'.

Alegria, alegria!

Para finalizar a exposição, um abadá exclusivo do Shopping Park Lagos vem encantando os foliões. Ilustrada pelo artista plástico local Yuri Vasconcellos, a peça retrata a cultura carnavalesca de Cabo Frio, além de trazer a mensagem 'a folia vai demorar, mas a alegria de viver tem que continuar'.

"A ilustração é uma homenagem à história dos blocos da cidade, com figuras que representam a festa cabo-friense. A inspiração veio dos bonecões da Brincareta (agremiação local); dos músicos de sopro, tradicionais na folia de Cabo Frio por conta das sociedades musicais e das bandas marciais; do malandro com seu pandeiro, figura folclórica que representa os brincantes; e das mulheres, que participam em todos os setores de um bloco, da porta-bandeira às passista e ritmistas", revela o artista.

Como estampa de fundo, Yuri buscou referências na histórica calçada do Canal do Itajurú, onde as pedras portuguesas formam desenhos que remetem às ondas, aos peixes e à pesca artesanal. Na imaginação do artista, os desenhos se entrelaçam com confetes e serpentinas, dando vida a coloridas máscaras.

Ao visitar a exposição, não esqueça de seu principal 'adereço' atualmente: a máscara. Ela é obrigatória durante toda a permanência no interior do Park Lagos. E, ao contrário dos bloquinhos, evite aglomeração. Respeite o distanciamento seguro de 1,5m entre as pessoas.

Serviço:

Data: até 21 de fevereiro, durante o horário de funcionamento do shopping (segunda a sábado, das 10h às 22; domingo, das 12h às 22h)

Local: em frente à Praça de Eventos

* Uso de máscara é obrigatório para entrar e permanecer no Park Lagos. Mantenha a distância de 1,5m entre as pessoas  

Shopping Park Lagos

Av. Henrique Terra, 1.700 – Portinho - Cabo Frio

Tel: (22) 3058-0330

Whatsapp: (22) 9-9211-8540 (somente mensagens de texto)

www.shoppingparklagos.com.br

Instagram: @parklagos

Facebook: /shoppingparklagos

Horários de Funcionamento

Lojas e quiosques:

Segunda a sábado, das 10h às 22h

Domingo, das 13h às 21h

Praça de Alimentação:

Segunda a sábado, das 10h às 22h

Domingo, das 12h às 22h

Supermarket:

Segunda a sábado, das 8h às 22h

Domingo, das 10h às 22h