Assine Já
domingo, 28 de novembro de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
20ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53491 Óbitos: 2186
Confirmados Óbitos
Araruama 12497 447
Armação dos Búzios 6580 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15408 901
Iguaba Grande 5564 147
São Pedro da Aldeia 7047 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
'PALIMPSESTO'

Espetáculo on-line resgata história da população negra e estreia neste sábado (20)

No Dia da Consciência Negra, projeto de São Pedro da Aldeia promove ainda roda de debate sobre o combate ao racismo

20 novembro 2021 - 13h00Por Raíra Morena

O resgate da história e das vivências da população negra brasileira é o tema central do espetáculo “Palimpsesto – Narrativas Negras Resgatadas”, que estreia neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, exclusivamente pelo Youtube. O projeto virtual é da atriz e agente cultural Rafaela Solano e foi uma das 47 propostas artísticas contempladas pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia. A iniciativa vai promover, ainda, uma roda de conversa ao vivo a respeito do combate ao racismo, a partir das 20h.

Com direção de César Valentim e duração de cerca de 50 minutos, o monólogo suscita uma série de reflexões e traz à tona situações de exclusão social ainda muito presentes na sociedade. “Um dos objetivos desse projeto é, por meio do teatro, falar da dor do outro e de casos reais, que já aconteceram e que, infelizmente, se repetem. Situações de pessoas que perdem a sua vida apenas por conta da sua cor, que não têm acesso a emprego, a uma vida mais digna e a oportunidades de trabalho. Queremos proporcionar a reflexão sobre as nossas ações no dia a dia, em tudo aquilo que a gente pode mudar e colaborar nessa luta”, conta Rafaela.

A exibição do espetáculo está marcada para as 20h. A peça ficará disponível gratuitamente no canal da companhia de teatro FabricARTE, no link https://www.youtube.com/channel/UCDwx7sPJGl9b2Vr3dMzahTg. Após a apresentação, os espectadores acompanharão ao vivo uma roda de conversa com o tema “Racismo e suas áreas de atuação”, que vai contar com a participação especial da historiadora e agente cultural Andréa Fernandes Neves e do professor Fábio de Souza Batista.

A atividade virtual é mais um projeto executado no município com recursos da lei federal emergencial de apoio à Cultura, a Lei Aldir Blanc, contemplada via “Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva”. Para Rafaela, que há 15 anos atua no cenário das Artes Cênicas como integrante da FabricARTE, a chegada do auxílio financeiro foi fundamental para a classe artística.

“Esse recurso possibilitou a realização deste projeto que, desde 2019, estava sonhado e guardado, e que agora ganhará vida e voz. Para nós, artistas, a Lei Aldir Blanc trouxe a possibilidade de fomentarmos, em meio à pandemia, a arte em nossa cidade, ainda que de forma virtual. Artes essas que, nesse período, trouxeram e tem trazido um grande acalento para o público. Apesar do espetáculo ser um solo, outros artistas da companhia fizeram parte desse processo, como diretor, autor, figurinista, fotógrafo e designer gráfico, e tornaram possível a concepção do espetáculo no formato que será apresentado. Olha quantos artistas esse auxílio atingiu somente com um projeto”, destacou a atriz.

Para saber mais sobre os projetos culturais contemplados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura, em www.facebook.com/culturapmspa.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.