A partir desta quinta (14) até 30 de junho, sempre às quintas, sextas e sábados, a Casa de Artes Usin4., no Jardim Excelsior, em Cabo Frio, apresenta o espetáculo ‘Macunaíma’. Adaptado e dirigido por José Facury Heluy, da Companhia de Teatro Creche na Coxia, a peça traz no elenco os atores Marcos Souza, Rafaela Solano e Rodrigo Rodrigues, que alternam diversos personagens para contar um das grandes histórias da cultura nacional, escrita por um dos maiores romancistas brasileiros, Mário de Andrade.
Lançado em 1928 com apenas 800 exemplares, ‘Macunaíma’ se tornou uma obra atemporal que marcou a literatura brasileira. A história do herói sem caráter destaca temas da mitologia indígena e folclores da Amazônia, além de ressaltar a cultura de diversas partes do país, o que resulta em uma nova linguagem literária.
A obra nasceu das pesquisas que o autor fazia sobre as origens e as especificidades da cultura e do povo brasileiro, inserido em um movimento de identificação e articulação de um discurso em torno da “verdadeira” identidade nacional. A montagem e adaptação do texto torna a peça contemporânea e Facury explica o porquê.
– O Mário de Andrade fez um personagem que hoje se reproduz com veemência nas redes sociais. Para dar um exemplo, e isso tem a ver com a proposta que eu fiz na adaptação livre, chega um momento que um dos personagens, que é o irmão do Macunaíma, o Jiguê, se transforma em um telefone. Então, qual a observação que eu faço? Hoje as redes sociais, os celulares, servem para expor essa personalidade do indivíduo brasileiro dentro da mistura das raças. Na verdade, é um personagem a ser estudado com toda a sua raiz, que é o que compõe o povo brasileiro – diz o diretor que ressalta:
– A obra é atual tanto pela narrativa como pela transfiguração que os personagens fazem ao longo da história. E isso se vê na peça, a atualidade do texto ao tentar entender a personalidade do povo brasileiro – contextualiza José Facury.
Os ensaios duraram três meses. Um dos atores da peça, Rodrigo Rodrigues, está ansioso para a estreia, que para ele é um desafio.
– É um prazer e um honra estar nesta peça. Por ser o Creche na Coxia, que é ímpar e por causa dessa turma pioneira temos hoje um teatro, e por ser dirigido e trabalhar com o Facury. Sem contar que é um história muito interessante conta-la é mostrar uma grande obra que temos – diz Rodrigo, acostumado acostumado a apresentações solo (Rodrigo é autor e intérprete da famosa drag queen Monayra Manon) .
Macunaíma fica em cartaz na Rua Geraldo de Abreu, 4, no Bairro Jardim Excelsior em Cabo Frio. A peça será apresentada às 20h (quinta, sexta e sábado) e os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).