sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Espaço Expo Lendas do Surf celebra legado deixado por Telmo Moraes

Fazem parte da programação arborização no entorno do espaço cultural, visita guiada, palestra, sessão de cinema e música

19 agosto 2019 - 14h22
Espaço Expo Lendas do Surf celebra legado deixado por Telmo Moraes

O Espaço Expo Lendas do Surf promove neste sábado (24), uma homenagem ao Telmo Moraes, considerado ícone do surf carioca e responsável pelo acervo decorativo do local. O evento também irá comemorar a amizade e a alegria, características que descreviam bem o surfista. Fazem parte da programação arborização no entorno do espaço cultural, visita guiada, palestra, sessão de cinema e música. Nesta segunda-feira (19), é celebrado um ano da morte do Telmo.

As atividades na parte da manhã acontecem das 8h30 às 11h30. Dentro deste horário a programação é voltada para 30 estudantes da rede municipal de ensino com arborização do entorno do espaço; visita guiada pelos surfistas Caio Teixeira (filho do Telmo) e pelo campeão Victor Ribas; e palestra “O plástico nos oceanos e sua consequência”, ministrada pela ONG Mar sem Lixo.

Na parte da tarde, das 15h às 17h, as atividades são para 30 alunos das escolinhas de surf da cidade com visita guiada e oficina “Cadeia de Sobrevivência no Surf “, do Instituto Escola do Mar. A celebração encerra na parte da noite com exposição de curta metragem sobre surf, às 19h, e participação especial da banda Surf City e os Surfaris, às 20h. É aberta ao público. Neste dia serão entregues ao público a Sala de Audiovisual e a Sala de Leitura do espaço.

O Espaço Expo Lendas do Surf funciona de terça a domingo, com uma Central de Atendimento ao Turista nos seguintes horários: segundas, terças e quartas, das 13h30 às 18h, quintas e sextas 13h30 às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 20h.

Acervo

O acervo deixado pelo Telmo contempla cerca de 5 mil peças entre itens decorativos, pranchas de surf, bodyboard e longboard, skates, pôsteres, quadros, revistas especializadas em surf e miniaturas entre outros objetos. Somente pranchas de surf são cerca de 370 em exposição, mas o acervo montado por Telmo é bem maior: são mais de 900 pranchas que incluem a primeira prancha feita para a Mavericks, uma prancha Hobie Gary Propper (a primeira adquirida para exposição) e ainda peças doadas e autografadas por estrelas do surf como Victor Ribas, que é cabo-friense, o brasileiro Gabriel Medina, campeão mundial da ASP World Tour de 2014 e os recém medalhistas do Pan Americano, realizado em Lima 2019. Por tudo isso, o espaço é considerado o maior do gênero da América Latina e América Central e o terceiro maior do mundo.

Telmo Moraes

Nascido em 18 de agosto de 1952, Telmo Moraes Teixeira Filho era um ícone do surfe carioca. Natural do Rio de Janeiro, ele morou em São Paulo, mas em 1978, aos 26 anos, escolheu Cabo Frio para viver. Aqui, criou quatro dos seus cinco filhos e fundou o Museu Internacional do Surf. Telmo aprendeu a surfar em Cabo Frio e, apaixonado pelas ondas, iniciou o acervo na sala da casa onde morava, no bairro Peró.
Em 2012, o acervo foi para um novo espaço, na Praça da Cidadania, próximo à Praia do Forte. De 2013 a 2016, a exposição passou por outros endereços da cidade até o ano de 2017, quando voltou para o espaço denominado “Expo Lendas do Surf”, tornando-se um dos locais mais visitados de Cabo Frio, com média de 200 mil visitantes por ano.
Telmo Moraes viveu para o surf e faleceu de falência múltiplas dos órgãos em 19 de agosto de 2018, deixando imenso legado para as próximas gerações.

Programação

8h às 11h30 – Programação para Escolas da Rede Municipal de Ensino:
– Arborização do entorno do espaço Expo Lendas do Surf;
– Visitação ao Espaço Expo Lendas do Surf guiada pelos surfistas Caio Teixeira (filho de Telmo Moraes) e pelo Campeão Victor Ribas;
– Palestra “O plástico nos oceanos e sua consequência” – ONG Mar sem lixo.

15h às 17h – Programação para escolinhas de surf de Cabo Frio:
– Visitação ao Espaço Expo Lendas do Surf guiada pelos surfistas Caio Teixeira e por Victor Ribas;
– Oficina “Cadeia de Sobrevivência no Surf “- Instituto Escola do Mar;
19h – Sessão de Cinema com exposição de curta metragem sobre Surf;
20h – Celebração Musical com a participação especial da Banda Surf City e os Surfaris.