sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cultura

Espaço cultural entra no clima da Páscoa

A partir desta sexta-feira até a Semana Santa, Museu de Arte Religiosa e Tradicional recebe a Via Sacra

13 março 2019 - 10h27
Espaço cultural entra no clima da Páscoa

A programação de março do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) é voltada, em parte, à preparação para um dos períodos mais importantes do Cristianismo: a Semana Santa. A partir de depois de amanhã, o espaço cultural recebe, a partir das 20h, a concentração para a Via Sacra, que remete às 14 estações da morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

Os passos de sofrimento de Jesus serão lembrados em percurso de subida até o Morro da Guia, nas cinco sextas-feiras seguintes, até a Semana Santa: 22 e 29 de março; 5, 12 e 19 de abril. O sagrado também é tema de um projeto em celebração ao Dia Internacional da Mulher (na última sexta-feira, dia 8). 

Durante todo o mês, será desenvolvido o projeto ‘Santas do Mart’, no qual serão distribuídas informações sobre as imagens femininas do acervo. O local abriga objetos preservados do antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, convento franciscano do século XVII, considerado um dos marcos da arquitetura religiosa do período colonial.

Mas não apenas de programação religiosa será feita a quaresma no Mart (confira a explicação sobre o período em entrevista com o padre Marcos Santana). Nas dependências do prédio histórico acontece também a exposição temporária ‘Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia’, com fotografias de Ricardo Alves, retratando as comunidades remanescentes dos quilombos de Cabo Frio. O olhar do fotógrafo é sobre o cotidiano dessas comunidades e seus traços ancestrais como ferramenta de reforço na identidade e na luta contra o preconceito racial.

Às segundas-feiras, das 15 às 17h, são realizados os ensaios do Coletivo Gira-sol de Danças Circulares, sob a coordenação da psicopedagoga, arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos. Às terças e sextas, sempre a partir das 15h, acontecem os ensaios do Coral Despertar, sob a regência do maestro Francisco Silguero.

Já no dia 28, o projeto ‘Música no Convento recebe o cantor e compositor Victor Beezerro, a partir das 19h.  Fechando o mês, no dia 30, os moradores e visitantes podem aproveitar mais uma edição da Feira Agroecológica, a partir das 15h.

Todas as atividades são gratuitas. O Mart fica no Largo de Santo Antônio, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h; e aos sábados e feriados, das 14 às 18h.