Assine Já
quinta, 21 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
ESPECIAL

Ercilia Carriço: uma homenagem à 'filha do Poeta'

Grande difusora da obra do pai Victorino Carriço faria 74 anos nesta sexta-feira (23)

23 julho 2021 - 18h05Por Redação

A presença de Ercilia Carriço Porto, filha do poeta Victorino Carriço, ainda é fortemente sentida pelos seus familiares e amigos, após quase dois anos do seu falecimento, em outubro de 2019, aos 72 anos. Grande defensora da cultura de Arraial e da região, assim como perpetuadora da obra do pai, Ercilia foi lembrada mais uma vez nesta sexta-feira (23), data em que completaria 74 anos de idade.

Nas redes sociais, uma de suas filhas, a jornalista Fernanda Carriço, não deixou de demonstrar o seu eterno amor pela matriarca da família, que conquistava a todos com a sua prosa e o seu tempero. À Folha, Fernanda relembrou com emoção da convivência com a mãe que, apesar do temperamento forte, era extremamente amorosa com aqueles que a cercavam. Segundo Fernandinha, Ercilia marcou época, por ser uma mulher à frente do tempo. 

– Era uma mulher extremamente apaixonada pela Região dos Lagos, era louca especialmente por Arraial do Cabo, Cabo Frio. Uma mulher que lutava para  nunca deixar a cultura do lugar dela ser esquecida. É tão difícil falar sobre uma mulher grande como mamãe. Uma mulher forte, guerreira, que passou por poucas e boas nessa vida, mas nunca deixava de sorrir, de cantar, que nos deixou grande valores. O maior legado que ela me deixa é amar as pessoas, amar a vida. Não fazia distinção, ajudava todo mundo – rememora Fernanda, que herdou da mãe a paixão pela culinária e pelos grandes nomes da MPB.

A vida da ‘Filha do Poeta’ também foi lembrada no programa do comunicador Amaury Valério, da Rádio Ondas, um dos grandes amigos da família. Após o depoimento de Fernanda, Amaury se recordou da amiga com bastante carinho.

– Eu lembro de Ercilia e não fico triste. Só lembro dela fazer a gente sorrir; ou dando esporro na gente (risos). Fico feliz em saber que Ercilia continua vivíssima entre nós, por tudo que ela fez, por todos os atos e ações que ela praticou enquanto esteve aqui junto conosco – declarou. 

Exímia contadora de histórias, sobretudo as do pai, Ercília abrilhantou as páginas da Folha dos Lagos entre os anos de 2014 e 2015, com a coluna ‘A Filha do Poeta’. Em seus textos, contava causos, histórias típicas de Arraial e também memórias familiares, sempre em caixa alta, como escrevia nas postagens, sempre ferinas, no Facebook. Como forma de homenageá-la, a Folha publicará textos de Ercília Carriço na edição impressa da próxima sexta-feira (30).

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.