sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ESPECIAL

Ercilia Carriço: uma homenagem à 'filha do Poeta'

Grande difusora da obra do pai Victorino Carriço faria 74 anos nesta sexta-feira (23)

23 julho 2021 - 18h05Por Redação

A presença de Ercilia Carriço Porto, filha do poeta Victorino Carriço, ainda é fortemente sentida pelos seus familiares e amigos, após quase dois anos do seu falecimento, em outubro de 2019, aos 72 anos. Grande defensora da cultura de Arraial e da região, assim como perpetuadora da obra do pai, Ercilia foi lembrada mais uma vez nesta sexta-feira (23), data em que completaria 74 anos de idade.

Nas redes sociais, uma de suas filhas, a jornalista Fernanda Carriço, não deixou de demonstrar o seu eterno amor pela matriarca da família, que conquistava a todos com a sua prosa e o seu tempero. À Folha, Fernanda relembrou com emoção da convivência com a mãe que, apesar do temperamento forte, era extremamente amorosa com aqueles que a cercavam. Segundo Fernandinha, Ercilia marcou época, por ser uma mulher à frente do tempo. 

– Era uma mulher extremamente apaixonada pela Região dos Lagos, era louca especialmente por Arraial do Cabo, Cabo Frio. Uma mulher que lutava para  nunca deixar a cultura do lugar dela ser esquecida. É tão difícil falar sobre uma mulher grande como mamãe. Uma mulher forte, guerreira, que passou por poucas e boas nessa vida, mas nunca deixava de sorrir, de cantar, que nos deixou grande valores. O maior legado que ela me deixa é amar as pessoas, amar a vida. Não fazia distinção, ajudava todo mundo – rememora Fernanda, que herdou da mãe a paixão pela culinária e pelos grandes nomes da MPB.

A vida da ‘Filha do Poeta’ também foi lembrada no programa do comunicador Amaury Valério, da Rádio Ondas, um dos grandes amigos da família. Após o depoimento de Fernanda, Amaury se recordou da amiga com bastante carinho.

– Eu lembro de Ercilia e não fico triste. Só lembro dela fazer a gente sorrir; ou dando esporro na gente (risos). Fico feliz em saber que Ercilia continua vivíssima entre nós, por tudo que ela fez, por todos os atos e ações que ela praticou enquanto esteve aqui junto conosco – declarou. 

Exímia contadora de histórias, sobretudo as do pai, Ercília abrilhantou as páginas da Folha dos Lagos entre os anos de 2014 e 2015, com a coluna ‘A Filha do Poeta’. Em seus textos, contava causos, histórias típicas de Arraial e também memórias familiares, sempre em caixa alta, como escrevia nas postagens, sempre ferinas, no Facebook. Como forma de homenageá-la, a Folha publicará textos de Ercília Carriço na edição impressa da próxima sexta-feira (30).