sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Em breve, o reabrir das cortinas no teatro

Secretário Municipal de Cultura de Cabo Frio, Milton Alencar explica planos para o Municipal, que está em obras, e detalha trabalhos feitos na pasta

26 setembro 2019 - 18h20
Em breve, o reabrir das cortinas no teatro

A Secretaria de Cultura de Cabo Frio (Secult), desde o início da nova gestão com o cineasta Milton Alencar Júnior, vem trabalhando para suprir as necessidades do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, que atualmente encontra-se com obras em curso. Uma semana após o Dia Nacional do Teatro, comemorado no dia 19 de setembro, Milton explica que, no processo de reorganização administrativa da casa, começaram a se desenvolvidas atividades e, dentre elas, a afirmação da legitimidade e a pluralidade desta unidade cultural como um dos pilares artísticos da comunidade.

– Não temos previsão de reabertura, mas temos necessidades e o prefeito Dr. Adriano Moreno vem demonstrando o máximo empenho para atender dentro dos nossos anseios. O Teatro Municipal de Cabo Frio é um aglutinador de manifestações artísticas e que foram implantados no decorrer de sua existência. Foi inaugurado em 14 de agosto de 1997, com o espetáculo “Paixão” com direção de Wolf Maia trazendo em seu elenco a atriz Natália Timberg. No dia seguinte, 15 de agosto de 1997, aconteceu o “Prêmio Paschoalino” da Fetaerj – Federação de Teatro Associativo do Estado Rio de Janeiro.  Em novembro do mesmo ano foi realizado o primeiro Festival Estudantil de Teatro da Região dos Lagos. Em março de 1998 iniciamos o curso básico de interpretação teatral que gerou várias ramificações e algumas existem até hoje – comenta Milton.

O Teatro é fundamental para a evolução artística da cidade e é o pilar de desenvolvimento das artes cênicas em Cabo Frio. Hoje, a principal intervenção que está sendo feita no espaço é para cumprir as exigências do Corpo de Bombeiros. Além disso, está sendo organizada a parte administrativa da casa e o treinamento da equipe para receber o público, seja ele morador ou turista.

– Durante todos os anos em que o Teatro Municipal esteve funcionando, ele deu apoio institucional para diversos eventos como: Festival de Esquetes, Festival de Dança, Festival de Cinema, Encontro de Corais, reuniões, seminários, encontros de ordem institucional e administrativa de nossa cidade muitas das vezes substituindo o tão almejado centro de convenções.  O Teatro tem um regimento interno que traça diretrizes do espaço, inclusive quanto sua programação e isso será respeitado. Buscamos um Teatro acessível aos artistas locais, com programação diversificada para moradores e turistas que carecem de bons espetáculos regionais. Estamos na busca determinada da vanguarda  – acrescenta o secretário.

Mas, além do teatro, Milton ressalta os demais trabalhos da secult, como a reativação dos outros espaços culturais como o Forte São Mateus, construído entre 1618 e 1620, e que atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do município de Cabo Frio. Cita também a Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas, no coração da cidade, que tem grande importância histórica e estratégica para a Secult,  com expressiva visitação pública devido a exposições, eventos, palestras, seminários, reuniões de conselhos etc. 

– Citamos hoje com muito louvor a atual exposição “Do Paisagismo ao Impressionismo Geométrico”, com as últimas obras de Carlos Mendonça em sua derradeira /nova fase e que ainda não havia sido exposta.

– Estamos também trabalhando em algumas reformas estruturais do Charitas, como a restauração da grade de ferro que dá acesso ao corredor lateral do prédio onde realizamos alguns acontecimentos marcantes da cultura cabofriense. Aqui vale registrar a parceria que a Secult tem com a Comsercaf que vem nos ajudando com pequenas obras e podas nos espaços culturais da nossa cidade.  Esse trabalho conjunto demonstra como as pastas do governo do conseguem trabalhar juntas em prol da população, que é o foco principal das ações do prefeito Adriano Moreno – revelou Milton.
A Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira que voltou ao Solar dos Massa neste ano, desenvolve também diversas atividades:  contação de histórias, concertos musicais e encontros de literatura.

– Aqui reunimos um importante acervo literário com obras raras, de importância fundamental para o nosso desenvolvimento cultural.
Já no Espaço Cultural Torres do Cabo está reunido um acervo artístico e artesanal de relevância para a identidade cultural da cidade. Os artesãos estão presentes em vários encontros, reuniões e festividades. 

– Reformamos o corredor com novas pinturas e que em breve estará pronto para fazer parte da rota dos transatlânticos e apto a receber os turistas que nos visitam e querem recordações. A gestão que estamos implementando, aperfeiçoa os conceitos anteriores e oferece paixão – conta o secretário.

No Parque Municipal da Fonte do Itajuru, único local arborizado e aberto para o público no centro da cidade, estamos com projetos de esportes e arte durante toda a semana. Yoga, artes marciais, aulas de poesia, café da manhã, feira de produtos alternativos, além de visitas de escolas públicas e particulares ao local.

– Reconhecemos bons projetos organizados por gestões anteriores e de grande valia para nossa comunidade. O Cine Busão leva o áudio visual e o cinema à periferia.  Estamos disponibilizando curtas e médias metragens educativos para exibição nas praças da cidade, sempre em parceria com a comunidade através de associação de moradores e lideranças locais”, aponta Milton lembrando também da Morada do Samba, “Hoje a Morada do Samba, sob responsabilidade da Secult, só possui o primeiro barracão. Quem te viu, quem te vê... estamos aguardando possíveis novidades para quando o Carnaval chegar”.

Passando para o outro lado da ponte, no Jardim Esperança a secretaria está recuperando a sala/quiosque ainda chamada de “Gigabyte”, para desenvolver ali atividades culturais importantes e significativas para aquela comunidade, como um bom acervo literário oriundo de doações, já de posse da Secult. Em Campos Novos e Tamoios, no Segundo Distrito, foram realizados grandes eventos juntos às comunidades e com temáticas que possam de fato contribuir para o desenvolvimento da região.

– A Semana Sebastião Lan inaugurou uma nova era e se completou com o abraço a Fazenda Campos Novos, sempre em parceria com lideranças e comunidade. Ainda é projeto de luta, mas estamos trabalhando na reabertura da Sala Chico Tabibuia, para que a Secult possa oferecer à comunidade de Tamoios, de formação histórica tão peculiar, alternativas de desenvolvimento através da sua atividade cultural – lembra Milton. 
– O governo que o prefeito Dr. Adriano Moreno está aperfeiçoando para implantar em bloco é o que precisamos para existir e resistir aos desafios que nos aguardam – conclui o secretário.