domingo, 21 de julho de 2024
domingo, 21 de julho de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos
Park Lagos 2
Cultura

Editora aldeense lança projeto de formação literária para estudantes de São Pedro e Cabo Frio

Oficinas acontecerão nos dias 20, 21, 24 e 27 de junho, a partir às 13h30

18 junho 2024 - 18h26Por Redação

A aldeense Prateado Editora lança este mês o Projeto “Peixe Pequeno: Formação Literária para Crianças”.  A iniciativa visa proporcionar oficinas de formação e sensibilização literária para estudantes, de 5 a 10 anos, distribuídas em quatro dias de atividades intensas em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. A programação acontecerá nos dias 20 e 21 de junho, na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro de São Pedro da Aldeia; e 24 e 27 no Palácio das Águias, no Centro de Cabo Frio. Ambas oficinas estão marcadas para às 13h30.

O objetivo do projeto é complementar os princípios educacionais estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394/1996), promovendo a interação social e cultural através da arte-educação, sensibilizando os educandos sobre história, memória e patrimônio local, utilizando o livro e a leitura como ferramentas essenciais.

“Quando pensamos em educação, sabemos que existem diversas questões e ambientes que a atravessam. No entanto, frequentemente associamos esse processo somente ao ambiente escolar. Contudo, a educação não formal oferece uma excelente oportunidade para as crianças vivenciarem e interagirem com conhecimentos que muitas vezes estão fora dos currículos escolares. As leis de educação brasileiras preveem que os processos formativos podem se desenvolver na convivência humana e nas manifestações culturais”, explicou Júlia Moschen, coordenadora da Prateado Editora e arte educadora.

Ainda de acordo com ela: “É nesse objetivo que o projeto Peixe Pequeno se baseia: possibilitar um ambiente onde a convivência com o diferente possa ser experimentada e onde o conhecimento seja construído a partir das manifestações culturais, valorizando o saber e a identidade da criança. Através das oficinas e da experimentação artística, buscamos reconhecer a criança como um ser brincante, que através da brincadeira constrói seu conhecimento de mundo e sobre si mesma”, complementou.

A coordenadora destaca ainda que o projeto se preocupa com a inclusão de todas as crianças, contando com a presença de uma pedagoga e um intérprete de libras para garantir a participação plena de crianças com deficiência intelectual, psicossocial, visual e auditiva. Além disso, para garantir a acessibilidade das atividades, será disponibilizado um vídeo documentando todas as atividades no YouTube ao final do projeto.

O projeto tem a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) e a Lei Paulo Gustavo como patrocinadores e conta ainda com apoio das secretarias de Cultura de São Pedro e Cabo Frio.

Veja abaixo o cronograma completo das atividades:

Quinta-feira - Dia 20/06 – Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, São Pedro da Aldeia.

13h: Saída da escola.

13h30:  Abertura e recepção dos convidados;

14h: Oficina de experimentação corporal

15h às 16h30: Animação Infantil e livre brincar.

Sexta-feira - Dia 21/06 - Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, São Pedro da Aldeia.

13h: Saída da escola.

13h30:  Abertura e recepção dos convidados;

14h: Oficina literária e contação de história

15h às 16h30: Animação Infantil e livre brincar.

Segunda-feira- Dia 24/06 – Palácio das águias, Cabo Frio.

13h: Saída da escola.

13h30:  Abertura e recepção dos convidados;

14h: Oficina literária e contação de história

15h às 16h30: Animação Infantil e livre brincar.

Quinta-feira - Dia 27/06 – Palácio das águias, Cabo Frio.

13h: Saída da escola.

13h30:  Abertura e recepção dos convidados;

14h: Oficina de danças afro-brasileiras,

15h às 16h30: Animação Infantil e livre brincar. 

Sobre a Prateado Editora

Prateado Editora é uma empresa sediada em São Pedro da Aldeia, dedicada à divulgação literária e artes da palavra. Com um portfólio de cinco títulos publicados, tem se destacado no cenário cultural, tendo participado do projeto literário "Mulheres de Sal" e realizado a mostra de cinema Prateado em 2022.