segunda, 09 de setembro de 2024
segunda, 09 de setembro de 2024
Cabo Frio
24°C
Cultura

Ebook "Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio" é disponibilizado gratuitamente nas plataformas digitais

Oficinas ministradas por historiadores somam quase oito horas de conteúdo disponível para consulta no YouTube

03 setembro 2024 - 16h39Por Redação

Os historiadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira ministraram oficina presencial no Palácio das Águias, em Cabo Frio, para lançar a obra  “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)” nos formatos ebook, audiobok e livro em braille. Exatamente no dia em que foi celebrado o bicentenário de Ypiranga dos Guaranys, 30 de agosto de 2024, o encontro teve tradução em libras e foi transmitido ao vivo pelo YouTube pela Sophia. 

O projeto é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Diversidades em Diálogo - Lei Paulo Gustavo. 

Nesta obra, os pesquisadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira contextualizam, de forma inédita, como a trajetória do primeiro indígena universitário do Brasil se confunde com a história de Cabo Frio e das Baixadas Litorâneas. 

O ebook já está disponível gratuitamente em diversos sites:  Kindle – Amazon  (https://www.amazon.com.br/s?k=9786588609354&i=digital-text), Livraria Disal (https://livrodigital.disal.com.br/library/search/9786588609354), Kobo (https://www.kobo.com/br/pt/ebook/ypiranga-dos-guaranys-em-cabo-frio-atuacao-cultural-politica-e-economica-do-primeiro-indigena-universitario-do-brasil-sec-xix), Martins Fontes Paulista (https://livrosdigitais.martinsfontespaulista.com.br/library/search/9786588609354), Skeelo (https://loja.skeelo.com/search/?term=9786588609354) e Storytel (https://www.storytel.com/br/search/all?query=9786588609354&formats=abook%2Cebook). 

Com três horas e quarenta minutos de duração, o audiobook está disponível de forma gratuita e na integra no Spotify (https://spotifyanchor-web.app.link/e/PToH4Sfa4Lb) e no YouTube (https://youtu.be/SYLorF3TrRI). 

Já os exemplares do livro em braille estão sendo doados para instituições como o Instituto Benjamin Constant, Escola Arlete Rosa Castanho, Centro de Memória do Ministério Público do Rio de Janeiro, Museu Histórico Nacional, setores de inclusão das Secretarias de Educação de municípios da Região dos Lagos, entre outros. 

A editora realizou três oficinas virtuais com os historiadores. A primeira foi no dia 25 de abril, em parceria com a Formação Continuada da Secretaria de Educação de Cabo Frio. A atividade possibilitou a formação de 160 profissionais da rede municipal. Confira no YouTube:

 Outros dois encontros virtuais foram realizados em parceria com o Segundo Segmento e com a coordenação pedagógica da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, no dia 6 de junho, culminando com a formação de 26 profissionais do município.

Confira no YouTube:

Somando as três oficinas virtuais e a oficina presencial, que também foi transmitida ao vivo, são sete horas e cinquenta minutos de conteúdo disponibilizados de forma inteiramente gratuita no YouTuUbe.

"Acompanhamos essa trajetória através de pesquisa rigorosa feita pelos autores, que nos levam também pela história de Cabo Frio, tudo isso exposto em uma linguagem clara e acessível", assinala, no texto de apresentação, Antonio Carlos Jucá de Sampaio, professor titular de História do Brasil (UFRJ) e diretor do Instituto de História (UFRJ).

Na obra, os historiadores trazem material inédito sobre a atuação profissional de Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio. Entre os anos de 1840 e 1876, ele foi vereador por vários quadriênios, chegando inclusive a presidir a Câmara Municipal de Cabo Frio.

“A maravilhosa narrativa sobre a vida de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys é um exemplo muito rico e instigante para refletirmos sobre a complexidade da condição indígena no passado histórico e na contemporaneidade”, afirma, no prefácio, João Pacheco de Oliveira, professor titular do Museu Nacional (UFRJ) e professor visitante PPGA (UFBA).