Assine Já
quinta, 21 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cultura

Duo Santoro homenageia compositores brasileiros vivos em concerto inédito e gratuito em Araruama

Na sexta-feira, gêmeos violoncelistas apresentarão na Primeira Igreja Batista, aberto ao público e com transmissão online, o concerto "O Compositor é vivo!

15 março 2021 - 12h02Por Redação
Duo Santoro homenageia compositores brasileiros vivos em concerto inédito e gratuito em Araruama

Com três décadas de carreira, os gêmeos cariocas mais conhecidos do violoncelo brasileiro farão, em março, uma turnê inédita pelo Estado fluminense, percorrendo várias cidades com um nobre propósito: homenagear jovens e renomados compositores brasileiros vivos. Formado por Paulo e Ricardo Santoro, o Duo Santoro apresentará em Araruama, no dia 19, sexta-feira, às 20h, o concerto "O Compositor é vivo!", que traz, entre outras composições, as estreias mundiais de obras de Francis Hime, Ernani Aguiar e Marcos Lucas. Contemplado pelo edital "Retomada Cultural RJ" e apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc, o concerto com entrada gratuita será na Primeira Igreja Batista, aberto para todos os públicos e também será transmitido pelo canal do YouTube da instituição. Em seguida, os irmãos seguem com a turnê pelo Estado, apresentando-se ainda em Teresópolis (dia 20), depois de apresentações em Vassouras, Niterói e Rio.

"Apresentaremos um pequeno panorama do que é produzido atualmente na literatura brasileira para dois violoncelos com obras que valorizam a vida e a nossa cultura", destaca Paulo. Ricardo Santoro também ressalta a importância deste concerto, "mostrando o que há de melhor na música brasileira: compositor e intérprete brasileiros trabalhando lado a lado para levar um momento de paz e de alegria neste momento tão difícil pelo qual o mundo está passando".

Considerado pelo jornal O Globo como "um dos maiores sucessos da música erudita brasileira", o Duo Santoro é, desde a sua estreia em 1990, o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Nestor de Hollanda, Tim Rescala, André Mehmari etc. São Mestres pela UFRJ e pela UNIRIO e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Nas comemorações de seus 20 anos, em 2010, se apresentaram em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no Carnegie Hall de Nova York. Em 2013, lançaram seu primeiro CD, "Bem Brasileiro", dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, "Paisagens Cariocas", dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos "10 álbuns imperdíveis de música erudita" pela Revista Bravo de São Paulo. Em 2018, se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD "Retratos de Brasil en Córdoba", como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto "Duplum" de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.

PROGRAMA:

Alexandre Schubert            -           Duo

Marcos Lucas                      -           Fratelli

                                                           (estreia mundial)

Dimitri Cervo                        -           Cantiga Pedro e Marcela

Ernani Aguiar                      -           Bifonia nº 6 "Santoros"

                                                           (estreia mundial)

Rodrigo Cicchelli                 -         Jano no Espelho

Francis Hime                        -           Choro para dois cellos

                                                           (estreia mundial)

 

André Mehmari                    -           Contrastes

 

Adriano Giffoni                    -          Sandrino no choro

 

ARARUAMA/RJ – Duo Santoro – "O Compositor é vivo!"

Dia 19/03 - Sexta-feira

Horário: 20h

Local: Primeira Igreja Batista em Araruama (Av. Getúlio Vargas, 900 - Centro)

*capacidade do local está limitada a 300 lugares.

Entrada Gratuita

Reserve seu ingresso através do portal da Sympla.

Concerto livre para todos os públicos.

 

Transmissão online - https://www.youtube.com/watch?v=l3xo1vibJ9I

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.