Assine Já
terça, 20 de abril de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
19ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 34054 Óbitos: 1273
Confirmados Óbitos
Araruama 8675 279
Armação dos Búzios 4115 54
Arraial do Cabo 1200 64
Cabo Frio 9216 453
Iguaba Grande 3308 82
São Pedro da Aldeia 4728 188
Saquarema 2812 153
Últimas notícias sobre a COVID-19
MEMÓRIA

Documentário cabo-friense resgata a história salineira na Região dos Lagos

Salinas e o Ciclo do Sal em Cabo Frio" será lançado neste domingo (28)

27 fevereiro 2021 - 10h30Por Redação

Uma das cidades berço para a cultura e economia salineira, Cabo Frio vai ganhar neste fim de semana mais uma obra para partilhar e difundir a rica história do sal, apontado como “ouro branco”, devido seu poder de circulação econômica em toda a região. Neste domingo (28), às 20h, o documentário “Salinas e o Ciclo do Sal em Cabo Frio” será lançado de forma on-line através do canal Salinas Cabo Frio, no Youtube, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=YpRmYhYjSU4

Diretor do documentário, Luis Simpson destacou a importância histórica do sal para Cabo Frio, desde a cultura até o fomento da economia local.

“Desde os antigos Tamoios, passando pelo período da colonização até os dias de hoje, o sal permeia o tempo como um dos produtos mais importantes para a sociedade. Toda a produção desse documentário resgata a história e a importância do sal para Cabo Frio e os municípios vizinhos”, disse Luis.

O documentário traz uma série de entrevistas com diversas personalidades de Cabo Frio e da Região dos Lagos entre historiadores, salineiros, puxadores de sal e empresários do segmento, contando desde a influência salineira até a história perpetuada pelas famílias que tinham o sal como sustento.

“A história das salinas de Cabo Frio vai além da sua influência paisagística e econômica. Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento social e cultural da região, onde todo o processo produtivo, até então inexistente no Brasil, teve grande contribuição com a vinda de portugueses que já trabalhavam em salinas em Portugal. Essa chegada trouxe técnicas e experiências fundamentais para o sucesso produtivo local, estabelecendo aqui sua nova moradia, formando novas famílias e passando o conhecimento de pais para os filhos”, completou o diretor.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.