domingo, 27 de abril de 2025
domingo, 27 de abril de 2025
Cabo Frio
25°C
Magnauto
Magnauto site
Cultura

Conselho Municipal de Patrimônio Cultural debate destino do Galpão do Sal

Próximo encontro acontece no dia 11 de fevereiro

01 fevereiro 2019 - 10h02
Conselho Municipal de Patrimônio Cultural debate destino do Galpão do Sal

Um dos temas mais polêmicos dos últimos dias foi discutido na noite desta quinta-feira no Charitas: o futuro do Galpão de Sal na Passagem. Conselheiros e sociedade civil organizada para a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Cmupac) estiveram, somando cerca de 36 pessoas. Foram discutidos os argumentos sobre o tombamento e não tombamento do Galpão do Sal.

Secretaria de Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Organização dos Advogados do Brasil (OAB), Coordenadoria de Planejamento (Cogepla), Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedesc), representantes do Poder Legislativo e o proprietário do imóvel debateram no início da reunião sobre a importância do tombamento não apenas do Galpão do Sal, mas também da casa que existe ao lado do terreno.

Segundo Felipe Borel, representante do Iphan do município, é preciso saber avaliar o histórico do imóvel para que verificar a necessidade de tombamento. "A Defesa Civil condenou o local que está com risco de cair. O foco do Conselho agora é apenas esse: saber o real valor deste imóvel", comentou ele.

Numa fala emocionada, a secretária de cultura, Meri Damaceno, que é pesquisadora e memorialista, pediu para que o Conselho trabalhe com a verdade sobre o que acontecerá com o espaço. "Nós já perdemos coisas demais na nossa história cultural. Aquele local é historicamente importante para a cidade pois naquele entorno todo, que já se perdeu para empresas de pescado grande e casas, as cargas de sal e cal eram transportadas para as grandes embarcações", argumentou Meri.

A reunião, que se estendeu por duas horas, será finalizada na próxima semana, com data ainda a ser confirmada. No dia 11 de fevereiro, às 18h, no Charitas, será votado o tombamento ou não do imóvel. A reunião sempre é aberta ao público que queira acompanhar ou expressar suas opiniões ou dúvidas.

Leia Também

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte
Cultura

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio