quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Cultura

Conselho Municipal de Patrimônio Cultural debate destino do Galpão do Sal

Próximo encontro acontece no dia 11 de fevereiro

01 fevereiro 2019 - 10h02
Conselho Municipal de Patrimônio Cultural debate destino do Galpão do Sal

Um dos temas mais polêmicos dos últimos dias foi discutido na noite desta quinta-feira no Charitas: o futuro do Galpão de Sal na Passagem. Conselheiros e sociedade civil organizada para a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Cmupac) estiveram, somando cerca de 36 pessoas. Foram discutidos os argumentos sobre o tombamento e não tombamento do Galpão do Sal.

Secretaria de Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Organização dos Advogados do Brasil (OAB), Coordenadoria de Planejamento (Cogepla), Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedesc), representantes do Poder Legislativo e o proprietário do imóvel debateram no início da reunião sobre a importância do tombamento não apenas do Galpão do Sal, mas também da casa que existe ao lado do terreno.

Segundo Felipe Borel, representante do Iphan do município, é preciso saber avaliar o histórico do imóvel para que verificar a necessidade de tombamento. "A Defesa Civil condenou o local que está com risco de cair. O foco do Conselho agora é apenas esse: saber o real valor deste imóvel", comentou ele.

Numa fala emocionada, a secretária de cultura, Meri Damaceno, que é pesquisadora e memorialista, pediu para que o Conselho trabalhe com a verdade sobre o que acontecerá com o espaço. "Nós já perdemos coisas demais na nossa história cultural. Aquele local é historicamente importante para a cidade pois naquele entorno todo, que já se perdeu para empresas de pescado grande e casas, as cargas de sal e cal eram transportadas para as grandes embarcações", argumentou Meri.

A reunião, que se estendeu por duas horas, será finalizada na próxima semana, com data ainda a ser confirmada. No dia 11 de fevereiro, às 18h, no Charitas, será votado o tombamento ou não do imóvel. A reunião sempre é aberta ao público que queira acompanhar ou expressar suas opiniões ou dúvidas.