Assine Já
quinta, 21 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 21341 Óbitos: 711
Confirmados Óbitos
Araruama 5363 160
Armação dos Búzios 2875 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 5750 231
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 1666 101
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cultura

Começa nesta quinta-feira o 16º Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras

Festival deve receber mais de 80 mil pessoas nos quatro dias de evento

19 junho 2019 - 10h53
Começa nesta quinta-feira o 16º Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras

Considerado um dos mais importantes festivais de jazz do mundo, começa nesta quinta-feira o 16º Festival de Jazz & Blues de Rio das Ostras. De amanhã até domingo, diversas atrações se apresentam em um dos quatro palcos espalhados pela cidade e, segundo a organização, cerca de 80 mil pessoas devem passar por lá durante o evento. Para receber milhares de pessoas que estarão na cidade e também dar tranquilidade aos moradores, a Administração Municipal estará com equipes de servidores de prontidão para prestação de serviços à população.

A novidade deste ano é a volta do palco da Praia da Tartaruga, considerado o mais charmoso do festival, que junto com os palcos da Praça São Pedro, Lagoa de Iriry e a Cidade do Jazz, em Costazul, apresentarão 25 shows com os melhores músicos da atualidade, entre eles a cantora Dianne Reeves, Romero Lubambo, Roy Rogers, Serginho Trombone, Bixiga 70, entre outros.

Também em Costazul, a Casa do Jazz, que fica na Cidade do Jazz, ganha agora o nome de um dos ícones da música instrumental brasileira – Espaço Arthur Maia. O baixista se apresentou em várias edições do Festival de Rio das Ostras e receberá a homenagem póstuma, dando o nome para o palco alternativo que recebe shows de bandas e artistas locais e da região, de quinta à sábado, sempre a partir das 19h30.

SEGURANÇA – A Secretaria de Segurança Pública do Município disponibilizou 106 guardas municipais para atuarem no fechamento de ruas, nas imediações dos palcos ao ar livre, e estará presente com uma base fixa na esquina da Av. Roberto Silveira com rua Heleno Nunes, em Costazul. A Defesa Civil municipal também estará de plantão durante o Festival.

A Polícia Militar também aumentará o efetivo durante o feriado. Disponibilizará quatro motocicletas e mais uma viatura para o policiamento dos locais de grande concentração de público, e montará uma base fixa com viatura disponível, na esquina da Av. Roberto Silveira com a rodovia RJ-106, em Costazul.

SAÚDE – Durante o Jazz & Blues, a Secretaria de Saúde estará com tenda montada no Camping de Costazul, com dois ambientes de atendimento: um clínico simples e outro para casos mais graves, com monitores e respiradores. O evento ainda contará com cobertura de uma ambulância do Município e uma da Unimed. Os serviços 192 e Resgate estão disponíveis em todos os dias de evento.

AÇÕES SOCIAIS – A campanha “Livros, eu compartilho!” está de volta à Cidade do Jazz. Um estande da Secretaria de Educação funcionará de quinta à sábado, das 19h às 24h, para receber a doação de livros e gibis que serão destinados ao acervo das unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Rio das Ostras. Só não serão recebidos livros didáticos.

A Secretaria de Bem-Estar Social também estará arrecadando alimentos não perecíveis durante o Festival. As doações serão destinadas às famílias em vulnerabilidade social atendidas pela secretaria.

CULTURA – A Fundação Rio das Ostras de Cultura preparou uma série de atividades para esta edição do Jazz & Blues Festival.

A Casa do Jazz – Espaço Arthur Maia ganha um local de venda e troca de instrumentos, livros e discos temáticos. O Brechó Blues vai funcionar de quinta-feira, 20, a sábado, 23. A criação do brechó atende a uma reivindicação dos músicos de Rio das Ostras.

Uma área para comercialização de objetos temáticos – camisas, instrumentos, cerâmicas, reciclagem e biscuit – produzidos por alunos dos cursos gratuitos oferecidos pela Fundação, será montada no Espaço.

Também vão acontecer apresentações diárias do Clube do Vinil na Casa de Jazz e, no primeiro intervalo das atrações, quem entrará em cena é a Cia O Entrupinado Circo Teatro com a Banda Os Jazz Necessários. Formado por três palhaços musicais, o grupo, além de levar um espetáculo cheio de alegria à Cidade do Jazz, vai oferecer ao público uma seleção de números cômico-musicais e mostrar o desempenho da música ao vivo em um espetáculo cênico.

A 16ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, Fundação de Cultura e Governo Federal e tem parceria do Sesc RJ. O patrocínio é do Governo do Estado do Rio, e apoio da Vallourec, Oceânica, Sindicomércio, Sumicity, Unimed, O Dia e Band. A produção fica por conta da Azul Produções.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

QUINTA-FEIRA – dia 20

 

11h15 – Palco Praça São Pedro

The Mo’zar Jazz Band

 

14h15 – Palco Lagoa do Iriry

Flávio Guimarães & Blues Groovers com participação especial Fernando Magalhães (Barão Vermelho)

 

 17h – Palco da Tartaruga

Serginho Trombone

 

20h – Palco Costazul

Macahiba Jazz

 

Chico Chagas Acordeon Trio

Big James & The Simi Brothers

Vox Sambou

 

SEXTA-FEIRA – dia 21

 11h15 –Palco Praça São Pedro

Gabriel Silva Blues

 14h15 – Palco Lagoa do Iriry

Roy Rogers & The Delta Rythm Kings

 

 17h – Palco da Tartaruga

Big James & The Simi Brothers

 

 20h – Palco Costazul

Onda de Sopro Big Band

Romero Lubambo convida Dianne Reeves

Bob Franceschini All Star Band

Bixiga 70

Lucky Peterson

 

SÁBADO – dia 22

 

 11h15 – Palco Praça São Pedro

Sonja

 

 14h15 – Palco Lagoa do Iriry

Vox Sambou

 

 17h – Palco da Tartaruga

Bob Franceschini All Star Band

 

 20h – Costazul

The Mo’zar Jazz Band

Jonathan Ferr

Roy Rogers & The Delta Rythm Kings

The Jig

 

DOMINGO – dia 23

 

11h15 – Palco Praça São Pedro

Segundo Set Instrumental

 14h15 – Palco Lagoa do Iriry

Lucky Peterson

 

 17h – Palco da Tartaruga

The Jig

 

ESPAÇO ARTHUR MAIA

(Casa do Jazz – Costazul)

 

Shows a partir das 19h30 e apresentação do Clube do Vinil nos intervalos

QUINTA-FEIRA – dia 20

Dom Sepúlveda Trio

Fernando Magalhães Instrumental

Mariana Benjamin

 

SEXTA-FEIRA – dia 21

 

O Velho Blues – Mississipi Blues

Banda SouJazZ

Caru de Souza

 

SÁBADO – dia 22

Banda Jahguasoul

Angelo Nani & Eletric Blues Sound

Banda Madame Lyn

 

*Foto: palco Praia da Tartaruga - Cezar Fernandes