sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Griot

Coletivo Griot recebe a cantora e bailarina Lazir Sinval, do Jongo da Serrinha

Segunda edição do “Mulheres do Jongo Griot: Bebendo da Fonte" acontece nesta sexta, em Cabo Frio

03 outubro 2019 - 14h20Por Redação I Foto: Reprodução
Coletivo Griot recebe a cantora e bailarina Lazir Sinval, do Jongo da Serrinha

O Coletivo Griot Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro recebe em Cabo Frio, nesta sexta-feira (4), a cantora, compositora e bailarina Lazir Sinval, do Jongo da Serrinha, do G.R.E.S. Império Serrano e do grupo Razões Africanas. Lazir e o percussionista e professor do Jongo da Serrinha Anderson Vilmar participam da segunda edição do “Mulheres do Jongo Griot: Bebendo da Fonte”, que acontece a partir das 19h, no Jardim Caiçara.

O encontro será uma atividade de transmissão de saberes e fazeres do Jongo, a partir da
dança, do canto, da percussão e das memórias do Jongo do Rio de Janeiro. 

Lazir faz parte de uma família que representa a tradição do Jongo no Morro da Serrinha. A artista é sobrinha-neta e afilhada de Tia Maria do Jongo, com quem aprendeu a dançar aos seis anos de idade, além de ter parentesco direto com Tia Eulália e Tio Molequinho, dois dos fundadores do Império Serrano, uma das mais maiores escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1947.

Sempre levantando a bandeira do Jongo e elevando o nome da Serrinha, Lazir Sinval já trabalhou com artistas do naipe de Beth Carvalho, Tia Surica, Marquinhos Satã, Elza Soares, Jair Rodrigues e Alaíde Costa, entre outros.

As inscrições e outras informações sobre a atividade são pelo telefone (22) 99223-7499. A contribuição responsável é de R$ 50, para a vinda dos mestres e manutenção das atividades do coletivo. A inscrição será confirmada mediante a contribuição.

A atividade acontece em meio à preparação do grande cortejo pré-carnavalesco do Griot a ser realizado no próximo dia 20 de fevereiro de 2020.

Sobre o Griot:

O GRIOT existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural AFROCENTRADAS.

PRINCIPAIS AÇÕES DO GRIOT: atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.

QUEM SOMOS:

Coordenadora Geral:

Marcia Fonseca | "Fulô" (Idealizadora e diretora)
. Pós graduação em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
. Coordenação de História e Cultura Afro e Indígena da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio | RJ.
. Licenciatura em Educação Física.
. Coreógrafa, professora e brincante.
. Integrante da Rede das Pretas
. Integrante da ECOAFRO.

Principal colaboradora:

. Prof.ª Andreia Fernandes (Produtora | Historiadora)
. Integrante da Rede das Pretas
. Integrante da ECOAFRO.

As aulas e ensaios de danças afro e popular são às terças-feiras, às 20h, e o projeto de percussão feminina Tambor de Iaiá acontece às quintas-feiras, a partir das 19h. 
Informações pelos telefones (022) 99223-7499 | (022) 99226-0365 (ligações e WhatsApp)
E-mail: [email protected]